"São tantos alunos, tão diferentes..." : práticas docentes diante das diferentes formas e tempos de aprendizagem dos alunos
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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo objetiva refletir analiticamente sobre práticas docentes que contribuem para as diferentes formas e tempos de aprendizagem dos alunos, a partir de situações vivenciadas durante o Estágio Docente do curso de Pedagogia, ocorrido no primeiro semestre de 2014, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental, com traços de um estudo de caso. A produção empírica deu-se na seleção e rev ...
Este estudo objetiva refletir analiticamente sobre práticas docentes que contribuem para as diferentes formas e tempos de aprendizagem dos alunos, a partir de situações vivenciadas durante o Estágio Docente do curso de Pedagogia, ocorrido no primeiro semestre de 2014, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental, com traços de um estudo de caso. A produção empírica deu-se na seleção e revisitação dos documentos produzidos durante o estágio, a partir dos quais foi feita uma análise documental visando reunir práticas relevantes no trabalho diante da diversidade dos alunos. Os conceitos que dão base a esse estudo são: aprendizagem, diferença e diversidade na aprendizagem e prática pedagógica. Busquei suporte teórico para minhas análises, prioritariamente, nos estudos de Lev S. Vygotsky, Álvaro Marchesi, César Coll e Beatriz Scoz. As análises apresentadas foram organizadas em quatro eixos: “Planejamento: para que(m) e como”, “As atividades de ensino e aprendizagem”, “A distribuição do espaço, tempo e agrupamento dos alunos” e “As formas e os instrumentos de avaliação”. A partir das análises realizadas é possível considerar que, apesar de não haver uma resposta educacional única frente à diversidade dos alunos, existem pressupostos básicos a serem considerados na prática docente. Entre esses pressupostos, destaco: o planejamento da ação do professor, a diversificação de atividades de acordo com as necessidades e interesses dos alunos, a organização flexível do espaço e do tempo na sala de aula e, ainda, a avaliação do processo de aprendizagem dos alunos e da própria ação pedagógica do professor com o objetivo de aprimorar as estratégias de ensino diante das diferentes formas e tempos de ser aluno. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1437)
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