Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorHentz, Jéssicapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-01T01:58:10Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115723pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva refletir analiticamente sobre práticas docentes que contribuem para as diferentes formas e tempos de aprendizagem dos alunos, a partir de situações vivenciadas durante o Estágio Docente do curso de Pedagogia, ocorrido no primeiro semestre de 2014, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental, com traços de um estudo de caso. A produção empírica deu-se na seleção e revisitação dos documentos produzidos durante o estágio, a partir dos quais foi feita uma análise documental visando reunir práticas relevantes no trabalho diante da diversidade dos alunos. Os conceitos que dão base a esse estudo são: aprendizagem, diferença e diversidade na aprendizagem e prática pedagógica. Busquei suporte teórico para minhas análises, prioritariamente, nos estudos de Lev S. Vygotsky, Álvaro Marchesi, César Coll e Beatriz Scoz. As análises apresentadas foram organizadas em quatro eixos: “Planejamento: para que(m) e como”, “As atividades de ensino e aprendizagem”, “A distribuição do espaço, tempo e agrupamento dos alunos” e “As formas e os instrumentos de avaliação”. A partir das análises realizadas é possível considerar que, apesar de não haver uma resposta educacional única frente à diversidade dos alunos, existem pressupostos básicos a serem considerados na prática docente. Entre esses pressupostos, destaco: o planejamento da ação do professor, a diversificação de atividades de acordo com as necessidades e interesses dos alunos, a organização flexível do espaço e do tempo na sala de aula e, ainda, a avaliação do processo de aprendizagem dos alunos e da própria ação pedagógica do professor com o objetivo de aprimorar as estratégias de ensino diante das diferentes formas e tempos de ser aluno.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.title"São tantos alunos, tão diferentes..." : práticas docentes diante das diferentes formas e tempos de aprendizagem dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965055pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples