Interpretação textual na sala de aula : uma proposta sociointeracionista de trabalho com textos
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nas aulas de LP ainda predominam atividades voltadas ao ensino de classes gramaticais através de frases isoladas, e o professor que tenta mudar essa prática encontra muitas dificuldades. Logo, os alunos apresentam dificuldades com relação à leitura e escrita, eles não conseguem compreender o lido e produzir textos satisfatórios. O livro didático de língua portuguesa (LDLP), material pedagógico de apoio, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a professores da rede pública de ensino, q ...
Nas aulas de LP ainda predominam atividades voltadas ao ensino de classes gramaticais através de frases isoladas, e o professor que tenta mudar essa prática encontra muitas dificuldades. Logo, os alunos apresentam dificuldades com relação à leitura e escrita, eles não conseguem compreender o lido e produzir textos satisfatórios. O livro didático de língua portuguesa (LDLP), material pedagógico de apoio, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a professores da rede pública de ensino, que deveria auxiliar o trabalho do professor, não cumpre seu papel, pois, apresenta atividades de leitura e interpretação textual que pouco ajudam os alunos a refletirem sobre o texto lido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor atividades de leitura e interpretação textual à luz da teoria sociointeracionista. Sendo assim, apresento uma reflexão de como a teoria sociointeracionista aplicada ao ensino de LP pode ajudar na melhoria da qualidade deste, em relação à leitura e à interpretação textual. Também analiso alguns exemplos de trabalho com leitura e interpretação em livros didáticos de língua portuguesa (LDLP). E proponho algumas possibilidades de trabalho com textos a partir da teoria sociointeracionista. A partir dos dados analisados foi possível concluir que atividades de leitura e interpretação textual podem ser mais eficazes, se desenvolvidas em conformidade com a abordagem defendida pela teoria sociointeracionista. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License