Interpretação textual na sala de aula : uma proposta sociointeracionista de trabalho com textos
dc.contributor.advisor | Sturm, Ingrid Nancy | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Luciane Barros da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-29T02:00:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115663 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas aulas de LP ainda predominam atividades voltadas ao ensino de classes gramaticais através de frases isoladas, e o professor que tenta mudar essa prática encontra muitas dificuldades. Logo, os alunos apresentam dificuldades com relação à leitura e escrita, eles não conseguem compreender o lido e produzir textos satisfatórios. O livro didático de língua portuguesa (LDLP), material pedagógico de apoio, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a professores da rede pública de ensino, que deveria auxiliar o trabalho do professor, não cumpre seu papel, pois, apresenta atividades de leitura e interpretação textual que pouco ajudam os alunos a refletirem sobre o texto lido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor atividades de leitura e interpretação textual à luz da teoria sociointeracionista. Sendo assim, apresento uma reflexão de como a teoria sociointeracionista aplicada ao ensino de LP pode ajudar na melhoria da qualidade deste, em relação à leitura e à interpretação textual. Também analiso alguns exemplos de trabalho com leitura e interpretação em livros didáticos de língua portuguesa (LDLP). E proponho algumas possibilidades de trabalho com textos a partir da teoria sociointeracionista. A partir dos dados analisados foi possível concluir que atividades de leitura e interpretação textual podem ser mais eficazes, se desenvolvidas em conformidade com a abordagem defendida pela teoria sociointeracionista. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teoria sociointeracionista | pt_BR |
dc.subject | Interpretação de texto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Interpretação textual na sala de aula : uma proposta sociointeracionista de trabalho com textos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000963636 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1206)