Interpretação textual na sala de aula : uma proposta sociointeracionista de trabalho com textos
Fecha
2014Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Nas aulas de LP ainda predominam atividades voltadas ao ensino de classes gramaticais através de frases isoladas, e o professor que tenta mudar essa prática encontra muitas dificuldades. Logo, os alunos apresentam dificuldades com relação à leitura e escrita, eles não conseguem compreender o lido e produzir textos satisfatórios. O livro didático de língua portuguesa (LDLP), material pedagógico de apoio, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a professores da rede pública de ensino, q ...
Nas aulas de LP ainda predominam atividades voltadas ao ensino de classes gramaticais através de frases isoladas, e o professor que tenta mudar essa prática encontra muitas dificuldades. Logo, os alunos apresentam dificuldades com relação à leitura e escrita, eles não conseguem compreender o lido e produzir textos satisfatórios. O livro didático de língua portuguesa (LDLP), material pedagógico de apoio, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a professores da rede pública de ensino, que deveria auxiliar o trabalho do professor, não cumpre seu papel, pois, apresenta atividades de leitura e interpretação textual que pouco ajudam os alunos a refletirem sobre o texto lido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor atividades de leitura e interpretação textual à luz da teoria sociointeracionista. Sendo assim, apresento uma reflexão de como a teoria sociointeracionista aplicada ao ensino de LP pode ajudar na melhoria da qualidade deste, em relação à leitura e à interpretação textual. Também analiso alguns exemplos de trabalho com leitura e interpretação em livros didáticos de língua portuguesa (LDLP). E proponho algumas possibilidades de trabalho com textos a partir da teoria sociointeracionista. A partir dos dados analisados foi possível concluir que atividades de leitura e interpretação textual podem ser mais eficazes, se desenvolvidas em conformidade com a abordagem defendida pela teoria sociointeracionista. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (38573)Tesinas Letras (1265)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
