Registros em diários de classe : diálogo necessário com o plano de ensino
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre registros de conteúdos descritos nos diários de classe, de acordo com os eixos temáticos desenvolvidos no curso Técnico de Registro e Informação em Saúde. Os eixos constam no referido Plano de Ensino desenvolvido pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em saúde (CETPS), conhecido como Escola GHC. Os eixos são: A realidade e os desafios da informação em saúde (CTRIS01); A Construção de dados em saúde – I (CTRIS02) e A informação nos processos decisó ...
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre registros de conteúdos descritos nos diários de classe, de acordo com os eixos temáticos desenvolvidos no curso Técnico de Registro e Informação em Saúde. Os eixos constam no referido Plano de Ensino desenvolvido pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em saúde (CETPS), conhecido como Escola GHC. Os eixos são: A realidade e os desafios da informação em saúde (CTRIS01); A Construção de dados em saúde – I (CTRIS02) e A informação nos processos decisórios - I (CTRIS03). A escolha do tema justifica-se devido à importância dos registros acadêmicos que podem ser verificados nos Diários de Classe, sendo registros da história das turmas as quais pertencem. Com eles, podemos saber quem estava presente, a base das discussões propostas nas temáticas, os resultados disso, entre outros temas significativos. A pesquisa, pela sua concepção metodológica, é descritiva e argumentativa, conduzindo-se no sentido de obter e descrever os dados visibilizando o registro dos conteúdos dos eixos temáticos nos Diários de Classe. O tratamento dos dados foi quali-quantitativo, associando as análises descritivas e o cálculo do total de aulas registradas, bem como o número de vezes que os conteúdos dos eixos temáticos aparecem mencionados no registro do Diário de Classe, e, após apresentando o número ideal de registro pelo número de conteúdos, com base no número de aulas ministradas. O planejamento escolar e a execução do mesmo são fundamentais para que se atinjam plenamente os objetivos propostos no Plano de Ensino. Penso na visão de futuro, onde a Escola GHC possa vislumbrar seminários pedagógicos com ênfase na importância dos registros escolares nos diários de classe, com a maior riqueza de dados possíveis. Enfatizando, também, que tenham a convicção que o profissional pedagogo, principalmente o com habilitação em supervisão educacional, tem as qualificações necessárias para auxiliar o corpo docente nesta árdua tarefa, de transformar a arte de ensinar em “palpável”, ou seja, através de registros que guardem a memória dos acontecimentos, pois memória não registrada é memória perdida. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License