Registros em diários de classe : diálogo necessário com o plano de ensino
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Alana Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramos, João Batista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-18T01:57:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115434 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta reflexões sobre registros de conteúdos descritos nos diários de classe, de acordo com os eixos temáticos desenvolvidos no curso Técnico de Registro e Informação em Saúde. Os eixos constam no referido Plano de Ensino desenvolvido pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em saúde (CETPS), conhecido como Escola GHC. Os eixos são: A realidade e os desafios da informação em saúde (CTRIS01); A Construção de dados em saúde – I (CTRIS02) e A informação nos processos decisórios - I (CTRIS03). A escolha do tema justifica-se devido à importância dos registros acadêmicos que podem ser verificados nos Diários de Classe, sendo registros da história das turmas as quais pertencem. Com eles, podemos saber quem estava presente, a base das discussões propostas nas temáticas, os resultados disso, entre outros temas significativos. A pesquisa, pela sua concepção metodológica, é descritiva e argumentativa, conduzindo-se no sentido de obter e descrever os dados visibilizando o registro dos conteúdos dos eixos temáticos nos Diários de Classe. O tratamento dos dados foi quali-quantitativo, associando as análises descritivas e o cálculo do total de aulas registradas, bem como o número de vezes que os conteúdos dos eixos temáticos aparecem mencionados no registro do Diário de Classe, e, após apresentando o número ideal de registro pelo número de conteúdos, com base no número de aulas ministradas. O planejamento escolar e a execução do mesmo são fundamentais para que se atinjam plenamente os objetivos propostos no Plano de Ensino. Penso na visão de futuro, onde a Escola GHC possa vislumbrar seminários pedagógicos com ênfase na importância dos registros escolares nos diários de classe, com a maior riqueza de dados possíveis. Enfatizando, também, que tenham a convicção que o profissional pedagogo, principalmente o com habilitação em supervisão educacional, tem as qualificações necessárias para auxiliar o corpo docente nesta árdua tarefa, de transformar a arte de ensinar em “palpável”, ou seja, através de registros que guardem a memória dos acontecimentos, pois memória não registrada é memória perdida. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Diário de classe | pt_BR |
dc.subject | Grupo Hospitalar Conceição. | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Registros em diários de classe : diálogo necessário com o plano de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000955528 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)