Mostrar el registro sencillo del ítem
Políticas públicas avaliativas e programa de formação docente : algumas inquietações
dc.contributor.advisor | Mello, Darlize Teixeira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Daiana Braga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T02:16:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107938 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar os efeitos de duas políticas públicas – uma de avaliação da Educação Básica -Provinha Brasil e outra um programa de formação docente - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em turmas de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Leopoldo/RS. Para a concretização deste estudo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professoras alfabetizadoras dessa escola. As informações obtidas foram analisadas a partir de três categorias de análise: o discurso das avaliações diagnósticas/avaliações externas: a concepção teórica e prática das professoras em relação à avaliação da aprendizagem dos alunos e como observam o efeito das avaliações externas em suas práticas; o discurso do Programa de formação docente PNAIC: efeitos desse em suas práticas docentes e o discurso sobre a não reprovação: como observam essa política de inclusão na escola. Os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo baseiam-se em Picolli e Canmini (2012), Morais, Alburquerque (2007), Cafiero, Rocha (2008), Pereira (2006). O estudo evidenciou que os professores têm sido pouco informados sobre as políticas públicas que chegam à escola, considerando as práticas avaliativas em larga escala e os programas de formação docente, que há algumas mudanças em suas práticas docentes, a partir dessas diferentes políticas públicas, priorizando uma avaliação diagnóstica; não sendo as mesmas, favoráveis a não reprovação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | São Leopoldo (RS) | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas avaliativas e programa de formação docente : algumas inquietações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945420 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)