Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Darlize Teixeira dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Daiana Bragapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:17Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107938pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar os efeitos de duas políticas públicas – uma de avaliação da Educação Básica -Provinha Brasil e outra um programa de formação docente - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em turmas de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Leopoldo/RS. Para a concretização deste estudo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professoras alfabetizadoras dessa escola. As informações obtidas foram analisadas a partir de três categorias de análise: o discurso das avaliações diagnósticas/avaliações externas: a concepção teórica e prática das professoras em relação à avaliação da aprendizagem dos alunos e como observam o efeito das avaliações externas em suas práticas; o discurso do Programa de formação docente PNAIC: efeitos desse em suas práticas docentes e o discurso sobre a não reprovação: como observam essa política de inclusão na escola. Os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo baseiam-se em Picolli e Canmini (2012), Morais, Alburquerque (2007), Cafiero, Rocha (2008), Pereira (2006). O estudo evidenciou que os professores têm sido pouco informados sobre as políticas públicas que chegam à escola, considerando as práticas avaliativas em larga escala e os programas de formação docente, que há algumas mudanças em suas práticas docentes, a partir dessas diferentes políticas públicas, priorizando uma avaliação diagnóstica; não sendo as mesmas, favoráveis a não reprovação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectSão Leopoldo (RS)pt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.pt_BR
dc.titlePolíticas públicas avaliativas e programa de formação docente : algumas inquietaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945420pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples