Políticas públicas avaliativas e programa de formação docente : algumas inquietações
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar os efeitos de duas políticas públicas – uma de avaliação da Educação Básica -Provinha Brasil e outra um programa de formação docente - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em turmas de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Leopoldo/RS. Para a concretização deste estudo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professoras alfabetizadoras dessa escola. As informações obtidas foram analisadas a part ...
O presente trabalho tem por objetivo investigar os efeitos de duas políticas públicas – uma de avaliação da Educação Básica -Provinha Brasil e outra um programa de formação docente - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em turmas de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Leopoldo/RS. Para a concretização deste estudo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis professoras alfabetizadoras dessa escola. As informações obtidas foram analisadas a partir de três categorias de análise: o discurso das avaliações diagnósticas/avaliações externas: a concepção teórica e prática das professoras em relação à avaliação da aprendizagem dos alunos e como observam o efeito das avaliações externas em suas práticas; o discurso do Programa de formação docente PNAIC: efeitos desse em suas práticas docentes e o discurso sobre a não reprovação: como observam essa política de inclusão na escola. Os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo baseiam-se em Picolli e Canmini (2012), Morais, Alburquerque (2007), Cafiero, Rocha (2008), Pereira (2006). O estudo evidenciou que os professores têm sido pouco informados sobre as políticas públicas que chegam à escola, considerando as práticas avaliativas em larga escala e os programas de formação docente, que há algumas mudanças em suas práticas docentes, a partir dessas diferentes políticas públicas, priorizando uma avaliação diagnóstica; não sendo as mesmas, favoráveis a não reprovação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License