Propostas de escrita no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo investiga algumas práticas de ensino da escrita a partir de referencial teórico pertinente à temática e da análise de entrevistas semiestruturadas, com cinco professoras de primeiro ano e de fotografias de suas salas de aula. Caracterizando-se como pesquisa qualitativa, para compreender como se organiza o espaço da escrita no âmbito escolar, a pesquisa apoiou-se, principalmente, nos estudos de Teberosky, Ferreiro, Trindade, dentre outros. A partir da análise dos dados das entrevista ...
Este estudo investiga algumas práticas de ensino da escrita a partir de referencial teórico pertinente à temática e da análise de entrevistas semiestruturadas, com cinco professoras de primeiro ano e de fotografias de suas salas de aula. Caracterizando-se como pesquisa qualitativa, para compreender como se organiza o espaço da escrita no âmbito escolar, a pesquisa apoiou-se, principalmente, nos estudos de Teberosky, Ferreiro, Trindade, dentre outros. A partir da análise dos dados das entrevistas foi possível verificar que as professoras entrevistadas não especificam nomeando um único método que rege suas práticas do ensino da escrita, corroborando a ideia que não se alfabetiza sem o uso multifacetado de métodos, pois acredita-se nas inúmeras formas de aprender e ensinar. Outro aspecto destacado como relevante pelas professoras ao ensino da escrita foi considerar as peculiaridades e os conhecimentos prévios da escrita, ponderando assim, a criança como sujeito ativo e atuante em seu processo de construção da linguagem escrita em um ambiente letrado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License