Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos d ...
O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos da cultura e das vivências dos alunos se refletem em seus escritos, assim como analisam-se a fluência e a variedade dos textos produzidos. São apresentadas as obras de literatura infantil trabalhadas com as crianças, a partir das quais se desenvolveram as propostas para a escrita dos textos. O estudo tem como autores referência Almeida (2009), Dalla Zen (2010), Dalla Zen e Silveira (2012), Jolibert (1994), Lerner (2002), Souza (2003). Observou-se, pela análise das produções, que , embora os alunos ainda se encontrem em um processo de construção de convenções e de domínio de recursos dos diversos gêneros textuais escritos, há uma variedade e riqueza de seus textos, assim como se observa a conexão dos mesmos com suas experiências culturais e o potencial das propostas didáticas apresentadas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License