Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Silveira, Rosa Maria Hessel | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Manoela Caurio da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T02:16:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107922 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo consiste de estudo feito a partir de propostas de produção textual desenvolvidas em uma turma do terceiro ano de ensino fundamental em uma escola pública do município de Gravataí-RS. A partir de pressupostos sobre a importância da articulação da leitura e da escrita, e da valorização destas práticas dentro das escolas, relato as propostas desenvolvidas, assim como analiso a sua produtividade em relação à produção textual das crianças. O estudo verifica de que forma elementos da cultura e das vivências dos alunos se refletem em seus escritos, assim como analisam-se a fluência e a variedade dos textos produzidos. São apresentadas as obras de literatura infantil trabalhadas com as crianças, a partir das quais se desenvolveram as propostas para a escrita dos textos. O estudo tem como autores referência Almeida (2009), Dalla Zen (2010), Dalla Zen e Silveira (2012), Jolibert (1994), Lerner (2002), Souza (2003). Observou-se, pela análise das produções, que , embora os alunos ainda se encontrem em um processo de construção de convenções e de domínio de recursos dos diversos gêneros textuais escritos, há uma variedade e riqueza de seus textos, assim como se observa a conexão dos mesmos com suas experiências culturais e o potencial das propostas didáticas apresentadas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Gravataí (RS) | pt_BR |
dc.title | Propostas e produções textuais : análises em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945845 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
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Ciências Humanas (1950)