Práticas de letramento em uma turma de maternal ll : educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar como as práticas de letramento são vivenciadas em uma turma de maternal II – educação infantil de uma escola privada do Município de Porto Alegre/RS. Para tanto, utilizo o projeto “Exploradores da Natureza” para desenvolver quatro atividades motivadoras de letramento. Os registros das aulas foram feitos através de diário de campo sendo relatados os diálogos e ações dos alunos e da professora, conformando um estudo exploratório. Debruçando-me sobre este mate ...
Este artigo tem por objetivo analisar como as práticas de letramento são vivenciadas em uma turma de maternal II – educação infantil de uma escola privada do Município de Porto Alegre/RS. Para tanto, utilizo o projeto “Exploradores da Natureza” para desenvolver quatro atividades motivadoras de letramento. Os registros das aulas foram feitos através de diário de campo sendo relatados os diálogos e ações dos alunos e da professora, conformando um estudo exploratório. Debruçando-me sobre este material empírico, destaco a articulação dos estudos realizados nos materiais de Magda Soares, Ângela Kleimann, Marlene Carvalho, Mariana Costa, Daniele Silva e Flavia Souza. Com a analítica desenvolvida percebi um conjunto de práticas onde o letramento está presente das seguintes formas: 1) Através da representação corporal; 2) representação gráfica; 3) reconhecimento de logotipos e suas utilidades, distinguindo quando é um produto real ou um desenho; 4) reconhecimento de códigos numéricos e 5) das representações simbólicas. Em síntese, a partir da articulação existente entre essas representações, destaco que nas experiências de letramento não gráficas (corpo) e gráficas(desenho), o corpo torna-se o suporte central para o processo de significação das ações infantis, sendo através dele que os alunos do maternal fazem uso da leitura e da escrita. Com isso, concluo que o letramento é vivenciado cotidiano da educação infantil, através de representações gráficas, corporais e orais, inseridas em atividades direcionadas ou em momentos de brincadeira livre. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License