Práticas de letramento em uma turma de maternal ll : educação infantil
dc.contributor.advisor | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Laura Coiro Fontoura de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T02:16:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107921 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo analisar como as práticas de letramento são vivenciadas em uma turma de maternal II – educação infantil de uma escola privada do Município de Porto Alegre/RS. Para tanto, utilizo o projeto “Exploradores da Natureza” para desenvolver quatro atividades motivadoras de letramento. Os registros das aulas foram feitos através de diário de campo sendo relatados os diálogos e ações dos alunos e da professora, conformando um estudo exploratório. Debruçando-me sobre este material empírico, destaco a articulação dos estudos realizados nos materiais de Magda Soares, Ângela Kleimann, Marlene Carvalho, Mariana Costa, Daniele Silva e Flavia Souza. Com a analítica desenvolvida percebi um conjunto de práticas onde o letramento está presente das seguintes formas: 1) Através da representação corporal; 2) representação gráfica; 3) reconhecimento de logotipos e suas utilidades, distinguindo quando é um produto real ou um desenho; 4) reconhecimento de códigos numéricos e 5) das representações simbólicas. Em síntese, a partir da articulação existente entre essas representações, destaco que nas experiências de letramento não gráficas (corpo) e gráficas(desenho), o corpo torna-se o suporte central para o processo de significação das ações infantis, sendo através dele que os alunos do maternal fazem uso da leitura e da escrita. Com isso, concluo que o letramento é vivenciado cotidiano da educação infantil, através de representações gráficas, corporais e orais, inseridas em atividades direcionadas ou em momentos de brincadeira livre. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento em uma turma de maternal ll : educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945821 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)