Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorSouza, Laura Coiro Fontoura dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:10Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107921pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar como as práticas de letramento são vivenciadas em uma turma de maternal II – educação infantil de uma escola privada do Município de Porto Alegre/RS. Para tanto, utilizo o projeto “Exploradores da Natureza” para desenvolver quatro atividades motivadoras de letramento. Os registros das aulas foram feitos através de diário de campo sendo relatados os diálogos e ações dos alunos e da professora, conformando um estudo exploratório. Debruçando-me sobre este material empírico, destaco a articulação dos estudos realizados nos materiais de Magda Soares, Ângela Kleimann, Marlene Carvalho, Mariana Costa, Daniele Silva e Flavia Souza. Com a analítica desenvolvida percebi um conjunto de práticas onde o letramento está presente das seguintes formas: 1) Através da representação corporal; 2) representação gráfica; 3) reconhecimento de logotipos e suas utilidades, distinguindo quando é um produto real ou um desenho; 4) reconhecimento de códigos numéricos e 5) das representações simbólicas. Em síntese, a partir da articulação existente entre essas representações, destaco que nas experiências de letramento não gráficas (corpo) e gráficas(desenho), o corpo torna-se o suporte central para o processo de significação das ações infantis, sendo através dele que os alunos do maternal fazem uso da leitura e da escrita. Com isso, concluo que o letramento é vivenciado cotidiano da educação infantil, através de representações gráficas, corporais e orais, inseridas em atividades direcionadas ou em momentos de brincadeira livre.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titlePráticas de letramento em uma turma de maternal ll : educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945821pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples