Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBeyer, Esther Sulzbacher Wondracekpt_BR
dc.contributor.authorSanchotene, Ângela Beatriz Crivellaropt_BR
dc.date.accessioned2007-07-27T20:41:43Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10317pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou as funções da música no ensino fundamental: um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RS. O assunto proposto foi oportunizado a partir das categorias elencadas por Alan Merriam (1964), etnomusicólogo norte americano. Participaram desta pesquisa cinco escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre/RS e dezessete sujeitos que, de forma voluntária, foram o foco de coleta de material referente ao tema. Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, desde que utilizassem a música em suas atividades. Estas atividades perpassaram o segundo semestre de 2005 e o segundo trimestre de 2006. Verificou-se que as professoras pesquisadas utilizam muito a música em suas atividades, mas principalmente com a função emocional, tendo como objetivo principal acalmar e tranqüilizar os alunos, para o bom desempenho da aula e das atividades escolares. A música é valorizada por seu caráter utilitarista, principalmente como fio condutor que perpassa todas as tarefas escolares.Assim, cada escola revela uma maneira diferente de articular e combinar a música em suas atividades, priorizando o atendimento ao aluno e a imagem da escola ante a comunidade. Com isto, notei como a influência da teoria das inteligências múltiplas, de Gardner tem grande penetração no meio educacional, pois a música auxilia na compreensão de outras disciplinas. Finalizando, destacam-se questões levantadas pela pesquisa e que poderão servir de sugestões para futuras investigações.pt_BR
dc.description.abstractThe present research has investigated the functions of music in elementary school: a view of five State schools in Porto Alegre/RS. The proposed subject was made possible through categories arranged by Alan Merriam (1964), American ethnomusicologist. Five schools were researched and the research focused on seventeen volunteers as a way of gathering material regarding the theme. The collected data was obtained through questionnaires, observations and semi-structured interviews submitted to teachers who make use of music in their activities. These activities happened throughout the second semester of the year 2005 and the second trimester of the year 2006. It was observed that the participating teachers make large use of music in their activities, but mainly with an emotional function, having as their main goal to calm down the students so they can have a better performance in class and in school activities. Music is valued as a useful tool particularly used to assist on all sort of school tasks.Each school finds different ways to articulate and combine music and their activities, having the student and the image of the school in the community as a priority. I could also notice how Gardner´s theory of multiple intelligences influences education, as music assists on the understanding of other subjects. In the conclusion, questions which were brought up by the research and can be used as suggestions for future investigations are highlighted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectMerriam, Alanpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectGardner, Howard, 1943-pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFunctions of musicen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInteligência múltiplapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleFunções da música no ensino fundamental : um olhar sobre cinco escolas estaduais de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000595346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples