Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva Triviños, Augusto Nibaldopt_BR
dc.contributor.authorOyarzabal, Graziela Macugliapt_BR
dc.date.accessioned2007-07-27T20:41:21Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10307pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, um estudo de caso de natureza qualitativa e dialética, sob o referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa sistematizada por Michel Pêcheux, teve por objetivo geral conhecer os sentidos discursivos enunciados na atualidade pelos professores atuantes, pais e alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais da cidade de Porto Alegre/RS sobre a escola por ciclos. Houve a realização de entrevistas semi-estruturadas com seis professoras atuantes em turmas de I e II Ciclos, bem como a aplicação de questionário aberto junto a dezoito alunos de turmas de II e III Ciclos e a quatro responsáveis por alunos matriculados em uma escola municipal localizada na região leste de Porto Alegre/RS. Após a formação desse corpus empírico, foram analisadas diversas seqüências discursivas que mostraram pelo jogo entre a materialidade (intradiscurso) e a memória discursiva (interdiscurso) o processo de filiação (ou não) das professoras, dos pais e dos alunos à escola por ciclos pelos efeitos de sentidos constitutivos do seu dizer. Foi confirmada a tese principal de que há contradições entre os sentidos discursivos de professores, pais e alunos enunciados sobre a escola por ciclos nas instituições públicas municipais de Porto Alegre na atualidade. Concluiu-se, entre outros aspectos, que os ciclos correspondem à denúncia da lógica excludente pela qual historicamente a escola tem sido responsável. Portanto, a implantação da organização por ciclos corresponde a um movimento de resistência a uma força contrária hegemônica e, por conseqüência, não funcionará perfeitamente.pt_BR
dc.description.abstractThis research is a qualitative, dialectical study, using Michel Pêcheux’s theories and methodologies of French Discourse Analysis. Its main goal is to investigate the discoursive meanings about school cycles uttered nowadays by teachers, students’ parents and students of Fundamental teaching of Porto Alegre municipal public schools. Half-structured interviews were performed with six teachers working in classes of Cycles I and II. As well, an openquestionnaire was applied to eighteen students of Cycles II and III, and four students’ parents of a municipal school, in the East Side of Porto Alegre/RS. After constructing this empirical corpus, there were analyzed several discoursive sequences, which showed through balance between materiality (intradiscourse) and discoursive memory (interdiscourse) the acceptance (or not) of school cycles by teachers, parents and students, following the constitutive meaning effects of their speeches. The main thesis that nowadays there are contradictions among teachers’, parents’ and students’ discoursive meanings uttered about school cycles in Porto Alegre municipal public schools was confirmed. Together with other aspects it was concluded that school cycles denounces the social exclusion logic by which traditional schools have been historically responsible. Therefore, the implantation of a cycle organization represents a resistance movement against a hegemonic force and consequently its performance will not be perfect.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPêcheux, Michel, 1938-1983pt_BR
dc.subjectDiscoursive meaningsen
dc.subjectSchool cyclesen
dc.subjectEnsino por ciclospt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFrench Discourse Analysisen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleOs sentidos discursivos enunciados por professores, pais e alunos sobre a escola por ciclos : um estudo de caso em Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000594147pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples