Perspectivas de professores dos anos iniciais a respeito da morte como tema transversal no currículo escolar
![Thumbnail](/bitstream/handle/10183/102997/000935755.pdf.jpg?sequence=3&isAllowed=y)
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A morte na sociedade está, por um lado, escondida e por outro presente e banalizada nas mídias, em jogos e também trata-se de um tema existencialmente importante. Por esta razão este trabalho tem por objetivo problematizar a abordagem da morte com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da percepção de professoras, pois estas são quem diretamente lidam com as crianças, para responder: como a morte é narrada por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, f ...
A morte na sociedade está, por um lado, escondida e por outro presente e banalizada nas mídias, em jogos e também trata-se de um tema existencialmente importante. Por esta razão este trabalho tem por objetivo problematizar a abordagem da morte com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da percepção de professoras, pois estas são quem diretamente lidam com as crianças, para responder: como a morte é narrada por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, Multicaso. Ancora-se nos estudos de Ariès (2012), Elias (2001), Torres (1996) e Santomé (2009). Participaram deste estudo quatro professoras de Porto Alegre/RS, duas (1º e 2º anos) de uma escola Municipal as outras duas (2º e 4º ano) de uma Escola Estadual. Foram realizadas entrevistas, semi estruturadas, uma com cada professora. O capitulo analítico, infere para algumas recorrências nas falas das professoras: religião, violência, a reação das crianças frente à morte e a possibilidade de abordar o tema morte no currículo. O que me leva a considerar que certamente não é um tema fácil a ser abordado, também pela cultura de “silenciar” a morte frente às crianças. Por outro lado, trata-se de um tema central da vida humana e por isso, poderia e deveria estar presente também na escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1437)
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)