Perspectivas de professores dos anos iniciais a respeito da morte como tema transversal no currículo escolar
dc.contributor.advisor | Doll, Johannes | pt_BR |
dc.contributor.author | Feichas, Anna Letícia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-12T02:11:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102997 | pt_BR |
dc.description.abstract | A morte na sociedade está, por um lado, escondida e por outro presente e banalizada nas mídias, em jogos e também trata-se de um tema existencialmente importante. Por esta razão este trabalho tem por objetivo problematizar a abordagem da morte com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da percepção de professoras, pois estas são quem diretamente lidam com as crianças, para responder: como a morte é narrada por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, Multicaso. Ancora-se nos estudos de Ariès (2012), Elias (2001), Torres (1996) e Santomé (2009). Participaram deste estudo quatro professoras de Porto Alegre/RS, duas (1º e 2º anos) de uma escola Municipal as outras duas (2º e 4º ano) de uma Escola Estadual. Foram realizadas entrevistas, semi estruturadas, uma com cada professora. O capitulo analítico, infere para algumas recorrências nas falas das professoras: religião, violência, a reação das crianças frente à morte e a possibilidade de abordar o tema morte no currículo. O que me leva a considerar que certamente não é um tema fácil a ser abordado, também pela cultura de “silenciar” a morte frente às crianças. Por outro lado, trata-se de um tema central da vida humana e por isso, poderia e deveria estar presente também na escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Temas transversais | pt_BR |
dc.title | Perspectivas de professores dos anos iniciais a respeito da morte como tema transversal no currículo escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000935755 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1370)