Programa mais educação : por que os monitores escolheram trabalhar nesse programa?
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tematiza o Programa Mais Educação e respectivos monitores. Decorre da inquietação sobre os motivos de escolha, o contato com pessoas satisfeitas e outras descontentes com sua atividade. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de observações, conversas e aplicação de questionário em uma escola pública no Município de Alvorada, buscando investigar o que motivou os monitores a essa opção. Os objetivos do estudo foram identificar os motivos da escolha pelo PME, bem como col ...
Este trabalho tematiza o Programa Mais Educação e respectivos monitores. Decorre da inquietação sobre os motivos de escolha, o contato com pessoas satisfeitas e outras descontentes com sua atividade. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de observações, conversas e aplicação de questionário em uma escola pública no Município de Alvorada, buscando investigar o que motivou os monitores a essa opção. Os objetivos do estudo foram identificar os motivos da escolha pelo PME, bem como colaborar com reflexões e aprimoramentos do mesmo, a fim de conhecer o grau de satisfação profissional, possibilitando educação com mais qualidade. O questionário versou sobre o perfil dos monitores, influência das experiências anteriores e razões da escolha pelo Programa. Utiliza-se como referencial teórico básico Jaqueline Moll (2009) sobre a Educação Integral. Através da sistematização e análise das respostas, foi possível perceber que cada escolha é singular, agregada de valores atribuídos pelo indivíduo. Todavia, foram identificadas recorrências, como: gostar de crianças, acreditar na educação, inspiração em alguém, influência familiar e escolar e facilidade de emprego. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License