A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho traz uma proposta integradora das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo, enquanto função articuladora de ação/reflexão/ação do Supervisor no cotidiano escolar. Evidencia uma metodologia globalizadora embasada em Zabala (1998) organizadas em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais nas práticas pedagógicas, hoje desenvolvidas em âmbito informacional e comunicacional pelos professores da nova era digital, nas salas de aula e espaços laboratoriais. Nes ...
Este trabalho traz uma proposta integradora das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo, enquanto função articuladora de ação/reflexão/ação do Supervisor no cotidiano escolar. Evidencia uma metodologia globalizadora embasada em Zabala (1998) organizadas em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais nas práticas pedagógicas, hoje desenvolvidas em âmbito informacional e comunicacional pelos professores da nova era digital, nas salas de aula e espaços laboratoriais. Nesta dimensão, busca-se alcançar como objetivo principal o reconhecimento da interdisciplinariedade dos conteúdos curriculares com eixos temáticos e as metas para a qualidade de ensino. Ao longo do processo de pesquisa e das abordagens do Ensino, se entende que o que tem de mais atual na Educação é a globalização, advento e processo de construção do conhecimento e aprofundamento da identidade e inserção social do ser no cotidiano escolar, meta para se construir a aprendizagem no conhecer, fazer e ser. ...
Abstract
This paper presents a proposal for integrating ICT - Information and Communication Technologies in the Curriculum - while articulating function of action / reflection / action Supervisor in daily school life. Demonstrates a methodology grounded in Zabala (1998) organized in conceptual content, procedural, attitudinal pedagogical practices today in developed informational and communicational context by teachers of the new digital age, in classrooms and laboratory spaces. In this dimension, we se ...
This paper presents a proposal for integrating ICT - Information and Communication Technologies in the Curriculum - while articulating function of action / reflection / action Supervisor in daily school life. Demonstrates a methodology grounded in Zabala (1998) organized in conceptual content, procedural, attitudinal pedagogical practices today in developed informational and communicational context by teachers of the new digital age, in classrooms and laboratory spaces. In this dimension, we seek to achieve the main objective recognition of the interdisciplinary curriculum with themes and goals for quality education. Throughout the research process and approaches to teaching, it is understood that what is most current in Education is globalization, emergence and process of knowledge construction and deepening of social integration and identity of being at school, aim to build learning in knowing, doing and being. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License