A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo F ...
Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo Freire, visto que os educandos são concebidos como sujeitos participativos na construção do saber ao lado de educadores, igualmente sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, instrumentado com entrevistas, aplicadas a duas professoras e dois alunos. Os resultados da análise apontam que, se as TICs forem utilizadas de modo a considerar os interesses e as necessidades dos alunos, integradas de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, podem contribuir com os processos democráticos na escola. Percebe-se que as professoras estão tentando transformar sua prática educativa, reconhecendo a importância do diálogo e respeitando os diferentes tempos de cada sujeito, buscando novas estratégias através de recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos. Desta forma, propiciam novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e que transformados em ações podem melhorar a qualidade de vida dos alunos que vislumbram ambientes diferenciados de aprendizagem na escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License