A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação
dc.contributor.advisor | Silva, Kétia Kellen Araújo da | pt_BR |
dc.contributor.author | Echer , Silvana Regina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-11T02:09:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102807 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia traz reflexões sobre a prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias na escola a partir da fala das professoras e dos alunos dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Justina Troian Benvenutti, no município de Caxias do Sul-RS. O objetivo do estudo foi compreender como as estratégias de utilização pedagógica das TICs favorecem uma prática educativa democrática na escola. Essa perspectiva de educação é baseada nos estudos de Paulo Freire, visto que os educandos são concebidos como sujeitos participativos na construção do saber ao lado de educadores, igualmente sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, instrumentado com entrevistas, aplicadas a duas professoras e dois alunos. Os resultados da análise apontam que, se as TICs forem utilizadas de modo a considerar os interesses e as necessidades dos alunos, integradas de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento, podem contribuir com os processos democráticos na escola. Percebe-se que as professoras estão tentando transformar sua prática educativa, reconhecendo a importância do diálogo e respeitando os diferentes tempos de cada sujeito, buscando novas estratégias através de recursos tecnológicos para trabalhar os conteúdos. Desta forma, propiciam novas oportunidades de aquisição de conhecimentos e que transformados em ações podem melhorar a qualidade de vida dos alunos que vislumbram ambientes diferenciados de aprendizagem na escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Educação democrática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A prática educativa democrática e o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000921427 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)