Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Cintiapt_BR
dc.contributor.authorMicheli , Nara Regina Abrantespt_BR
dc.date.accessioned2014-09-10T02:11:44Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102720pt_BR
dc.description.abstractOs recursos disponibilizados pelas novas tecnologias estão sendo incorporados à educação como formas diferenciadas de motivar alunos e professores para um efetivo e significativo processo de ensino-aprendizagem. No ensino matemático podemos notar que um amplo leque destes recursos, os softwares, são empregados, mas isto não é o suficiente, é preciso ir além, oferecendo formação adequada para o correto uso e seleção de critérios que envolvam essas escolhas. Diante disso, esta pesquisa quanti-qualitativa tem como objetivo, mostrar os critérios utilizados pelos docentes para escolha de softwares matemáticos através de um questionário respondido pelos professores além da análise de aspectos técnicos relacionados ao design e pedagógicos das diversas teorias de aprendizagem, fazendo um contraponto entre teorias e prática pedagógica, a fim de proporcionar a estes profissionais orientações para uma adequada e eficaz escolha. A partir dos resultados da pesquisa foi possível observar que os professores percebem a importância do uso de critérios para escolha de softwares e, sem formação específica, criam seus próprios métodos de seleção, baseados em suas experiências de sala de aula e estudos acadêmicos, na forma de “tentativa e erro”. Intuitivamente, também seguem as concepções e orientações técnicas de design como critérios avaliativos, buscando nos softwares qualidades relacionadas à ergonomia e usabilidade, atribuindo a estas, conceitos das três teorias de aprendizagem referenciadas no estudo (Construtivismo, Sócio-Interacionismo e Teoria da Aprendizagem Significativa).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMaterial didático digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleCritérios utilizados na escolha de softwares matemáticos: contraponto entre teoria e prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples