• Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis 

      Lucchesi, Ivana Lima; Silva, Anita Raquel da; Abreu, Cristiane de Souza; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2018) [Artigo de periódico]
      Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia ...
    • Delphos : uma ferramenta de análise de segurança 

      Ribeiro, Guilherme Selau (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Delphos é um método de engenharia reversa que visa analisar aspectos de segurança de sistemas a partir do seu código fonte. Ele é baseado no método SiSOA desenvolvido no Fraunhofer Institute na Alemanha. A diferença entre ...
    • FastAIML : uma ferramenta para apoiar a geração de base deconhecimento para chatbots educacionais 

      Krassmann, Aliane Loureiro; Herpich, Fabrício; Silva, Alvaro Souza Pereira da; Silva, Anita Raquel da; Abreu, Cristiane de Souza; Schmitt, Marcelo Augusto Rauh; Bercht, Magda; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2017) [Artigo de periódico]
      Este artigo apresenta uma ferramenta de autoria web que auxilia na composição da base de conhecimento de chatbots educacionais. Desenvolvida em PHP, permite que sejam gerados arquivos na linguagemde marcação AIML, contendo ...
    • Raciocínio probabilístico aplicado ao diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) 

      Silvestre, André Meyer (2003) [Dissertação]
      As Redes Bayesianas constituem um modelo computacional adequado para a realização de inferências probabilísticas em domínios que envolvem a incerteza. O raciocínio diagnóstico médico pode ser caracterizado como um ato de ...
    • Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental 

      Herpich, Fabrício; Nunes, Felipe Becker; Voss, Gleizer Bierhalz; Sindeaux, Paulo; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Lima, Jose Valdeni de (2017) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa ...
    • Um roteiro para o ensino de estatística em tempos de pandemia de COVID-19 

      Corrêa, Émerson Reis (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como ponto de partida a dificuldade que estudantes da Educação Básica apresentam para conseguir compreender e interpretar informações estatísticas, de maneira a dar significados reais a tais informações ...
    • Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música : dois estudos de caso 

      Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de (2007) [Tese]
      O presente trabalho se propôs a investigar como os estagiários de música desenvolvem sua ação pedagógica a partir dos saberes docentes mobilizados e socializados na atividade de estágio. Os trabalhos de Lee S. Shulman ...
    • Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional 

      Silveira, Clóvis da; Silva, Anita Raquel da; Herpich, Fabrício; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (2019) [Artigo de periódico]
      A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de ...