Uso de agente conversacional como recurso de aprendizagem sócio-educacional
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Tipo
Assunto
Resumo
A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, envolveu estudantes de um curso de formação de docentes na área de tecnologia educacional ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Utilizou-se uma agente denominada METIS e o trabalho apresenta o processo de ...
A proposta deste artigo é definir aspectos relevantes para o chatbot com relação a sua capacidade de motivar e incentivar os alunos na construção de seus conhecimentos, tendo como base a teoria sócio-construtivista de Vygotsky. O estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, envolveu estudantes de um curso de formação de docentes na área de tecnologia educacional ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Utilizou-se uma agente denominada METIS e o trabalho apresenta o processo de construção e expansão da base de conhecimento. Resultados do estudo apontam soluções para ampliar a capacidade da base de conhecimento e demonstra-se algumas possibilidades em termos de métricas objetivas e subjetivas para avaliar a performance do chatbot. ...
Abstract
The purpose of this article is to define relevant aspects for chatbot regarding its ability to motivate and encourage students in the construction of their knowledge, based on Vygotsky's socio-constructivist theory. The study, qualitative and quantitative, involved students from a teacher training course in the area of educational technology offered in the Distance Education (EAD) modality. We used an agent called METIS and the paper presents the process of construction and expansion of the kno ...
The purpose of this article is to define relevant aspects for chatbot regarding its ability to motivate and encourage students in the construction of their knowledge, based on Vygotsky's socio-constructivist theory. The study, qualitative and quantitative, involved students from a teacher training course in the area of educational technology offered in the Distance Education (EAD) modality. We used an agent called METIS and the paper presents the process of construction and expansion of the knowledge base. Results of the study indicate solutions to expand the capacity of the knowledge base and demonstrate some possibilities in terms of objective and subjective metrics to evaluate chatbot performance. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 668-678.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License