Navegação por Assunto "Metodologia do ensino"
Resultados 1-20 de 63
-
Água : temática integradora dos conteúdos curriculares aos temas transversais a partir de metodologias investigativas
(2018) [Tese]A realidade das escolas brasileiras faz com que nós, professores, muitas vezes nos sintamos desestimulados. O espaço físico de salas de aula e laboratório não são adequados, são poucos os recursos didáticos para realizar ... -
Álgebra elementar : do verbal ao simbólico
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a ... -
Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O ensino prático é tradicionalmente considerado como uma ferramenta pedagógica complementar às aulas teóricas e expositivas. No ambiente escolar, o emprego das atividades práticas, definidas como qualquer trabalho em que ... -
A aplicação dos parâmetros curriculares nacionais em apostilas de vestibulares
(2009) [Trabalho de conclusão de especialização]O propósito desse estudo foi verificar a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em três apostilas (livros didáticos) de cursos pré-vestibulares da cidade de Porto Alegre-RS. Os referenciais teóricos apoiaram-se ... -
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
(2009) [Dissertação]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
Aspectos técnicos
(2015) [Capítulo de livro] -
Atividades experimentais no ensino médio : estimulando o pensamento investigativo e a autonomia dos alunos
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]A autonomia, segundo Piaget (1971), significa ser governado por si mesmo, sendo o oposto de heteronomia, governado por outra pessoa, sem autonomia de si. No que diz respeito à autonomia em ambientes escolares, Macaro (1997) ... -
Atividades integradas de ensino e aprendizagem em química numa perspectiva problematizadora
(2008) [Dissertação]Uma das justificativas para a inclusão do ensino das ciências da natureza como parte do currículo da educação básica costuma ser a necessidade de proporcionar uma cultura científica mínima que permita aos estudantes ... -
Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
(2018) [Tese]A exposição à fumaça de tabaco tem sido objeto de pouca discussão no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos alunos licenciandos da Universidade Regional do Cariri – URCA do Curso de Biologia, ... -
A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
(2022) [Artigo de periódico]O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e ... -
Cinema e ensino de história : propostas para uma abordagem da pluralidade cultural nas séries finais do ensino fundamental
(2016) [Dissertação]O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cinema, história e ensino de história e a reflexão sobre a forma como o cinema tem sido utilizado como recurso pelos professores de história. A partir ... -
Communicative language teaching : an analysis of a teacher’s beliefs and practice
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Diante do fenômeno da globalização, a necessidade de comunicar-se em uma língua estrangeira tem aumentado significativamente, e, para atender a essa demanda, diversas técnicas de ensino têm sido utilizadas. O presente ... -
Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes?
(2009) [Artigo de periódico]As práticas docentes são atravessadas pelos discursos dominantes em circulação nos espaços da educação na contemporaneidade. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo analisar os discursos pedagógicos predominantes entre ... -
Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um projeto de aprendizagem
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho intitulado “Como uma professora e seus alunos reescreveram as regras para a construção de um Projeto de Aprendizagem”, é contribuir para a reflexão sobre a prática de Projeto de Aprendizagens em ... -
Currículo e metodologia da EJA : uma questão em reconstrução
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho procura refletir sobre a metodologia, currículo, público e postura dos docentes da Educação de Jovens e Adultos/EJA. Esta reflexão foi realizada por meio de uma busca da história da EJA no Brasil e suas ... -
A doença de Milena o estudo de caso como metodologia de ensino de química
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho relata as reflexões e análises de um professor em formação na utilização da metodologia didática denominada Estudo de Caso (EC) em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e ... -
Educação física e Facebook : ampliando conteúdos através da interação digital
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]As tecnologias estão presentes no ambiente escolar e é necessário lidar com a nova forma de linguagem desenvolvida por elas, a digital. Segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da ... -
Educação musical e seus espaços de ensino-aprendizagem
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Essa pesquisa surgiu a partir do final do ano de 2011 quando, em processo de finalização da Licenciatura em Música, pude acompanhar as bancas de conclusão de curso de meus colegas e notar que cada um deles falava sobre ... -
Elementos organizadores da aprendizagem em atividades de monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental
(2014) [Tese]Resumo não disponível -
Ensino de ciências : uma proposta para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a água
(2010) [Dissertação]Os assuntos que envolvem o ensino de ciências são capazes de despertar a curiosidade das crianças de maneira envolvente. Quando são aplicadas no contexto escolar atividades dinâmicas e participativas o aluno torna-se agente ...