A doença de Milena o estudo de caso como metodologia de ensino de química
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho relata as reflexões e análises de um professor em formação na utilização da metodologia didática denominada Estudo de Caso (EC) em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas. A opção pelo EC objetivou a investigação de suas potencialidades no ensino de química na formação profissional de estudantes do ensino técnico. Durante a implementação foram coletados os dados para realização das análises. As anota ...
Este trabalho relata as reflexões e análises de um professor em formação na utilização da metodologia didática denominada Estudo de Caso (EC) em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas. A opção pelo EC objetivou a investigação de suas potencialidades no ensino de química na formação profissional de estudantes do ensino técnico. Durante a implementação foram coletados os dados para realização das análises. As anotações do professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias (Identificação e definição do problema. Levantamento de questões; Pesquisa bibliográfica; Emprego dos conceitos químicos na solução do problema; Soluções apresentadas) e classificadas através de seu escore médio, variando de 1 a 4, sendo os maiores valores correspondentes às soluções mais eficientes. Os estudantes obtiveram escore médio de 3,27 para as soluções propostas. As análises mostraram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e tiveram a impressão que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias. O professor-pesquisador conseguiu evidenciar que a metodologia é útil para o desenvolvimento de habilidades e competências no ambiente escolar. Os resultados também revelaram que o Estágio Curricular do Curso de Licenciatura em Química é momento de reflexões e de experimentações didáticas de forma a constituir, consolidar e aperfeiçoar a prática docente do futuro profissional. ...
Abstract
This paper reports the reflections and analysis of a pre-service teacher in the use of the Case Study (CS) didactic methodology in two classes of Technical Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - Canoas. The choice of CS was to investigate its potential in the teaching of chemistry in the vocational training of technical education students. During the achievement, the data for the analysis were collected. The teacher-researcher's notes rega ...
This paper reports the reflections and analysis of a pre-service teacher in the use of the Case Study (CS) didactic methodology in two classes of Technical Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - Canoas. The choice of CS was to investigate its potential in the teaching of chemistry in the vocational training of technical education students. During the achievement, the data for the analysis were collected. The teacher-researcher's notes regarding the use of the Case Study methodology, the self-assessment through a Likert-type questionnaire, the socialization of students' solutions to the problems and their reflections were analyzed qualitatively and quantitatively. The proposed solutions were organized in four categories (Identification and definition of the problem. Survey of questions; Bibliographic research; Use of chemical concepts in the solution of the problem; Solutions presented) and classified according their average score, varying from 1 to 4, being the higher values corresponding to the most efficient solutions. The students presented with an average score of 3.27. The analyzes showed that the students used more than one strategy to solve the problem and they had the impression that they learned new knowledge emphasizing being different from other methodologies. The teacher-researcher was able to show that the methodology is useful for the development of skills and competences in the school environment. The results also revealed that the Curricular Internship of the Chemistry Undergraduate Course is a moment of reflection and didactic experimentation in order to constitute, consolidate and improve the teaching practice of the future professional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License