Navegação por Assunto "Comércio varejista"
Resultados 1-20 de 23
-
Análise da evolução da concentração no varejo supermercadista brasileiro entre 1998 e 2013
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho teve como objetivo analisar a evolução da concentração de mercado do varejo supermercadista brasileiro no período compreendido entre 1998 e 2013. Isso foi possibilitado pela análise dos principais ... -
Análise de estratégias digitais do setor de varejo para geração de valor
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus provocou uma aceleração das mudanças que estavam ocorrendo em diferentes segmentos da indústria, sobretudo em virtude dos novos hábitos de consumo ligados a modelos de ... -
Análise de investimentos para abertura de pontos de venda no setor supermercadista : o caso de uma pequena empresa familiar
(2003) [Dissertação]O grande objetivo em finanças para os gestores das empresas é o de proporcionar aumento de valor aos acionistas. Para que isso possa ser efetivamente implementado, é necessário que o investimento proporcione para o acionista ... -
Capital de giro e estrutura de capital : um estudo com empresas de varejo listadas na bolsa de valores
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho analisa o capital de giro e a estrutura de capital das principais empresas do varejo brasileiro listadas na Bolsa de Valores entre os anos de 2010 e 2016. As empresas varejistas analisadas foram as ... -
Os efeitos do business to business e do e-commerce nos custos de transação das empresas : estudo de caso de empresa do setor varejista do Rio Grande do sul
(2002) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é estudar o impacto proporcionado pelo comércio eletrônico, através do instrumento denominado Business-to-Business, nos Custos de Transação das empresas do setor varejista do Rio Grande do Sul. O ... -
Estratégia de distribuição : atributos valorizados pelas revendedoras independentes na escolha de um fornecedor do ramo do vestuário
(2007) [Trabalho de conclusão de graduação] -
Growth dynamic of retail locations : a methodological approach using a logistic model
(2013) [Artigo de periódico]This study investigates the processes of growth and development of retail locations in urban space. The formation and development of multiple business centers is part of the contemporary urban landscape, creating heterogeneous ... -
Identificação de lojas com desempenho atípico em redes de varejo
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]As grandes redes de varejo utilizam a análise de desempenho para avaliação de suas unidades. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de um método capaz de identificar lojas com desempenho ... -
Um índice coincidente para a atividade econômica do comércio varejista no Rio Grande do Sul
(2014) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é a construção de um indicador coincidente (IC) para a atividade econômica do segmento de Comércio Varejista dentro da economia do estado do Rio Grande do Sul. A utilização de variáveis que ... -
Localização varejista : um estudo sobre a configuração espacial urbana e as atividades varejistas em Santa Maria - RS
(2023) [Dissertação]O comércio varejista é um componente fundamental na vida diária nas cidades contemporâneas e o estudo acerca da lógica de localização desta atividade é essencial para se compreender e planejar espaços urbanos. A distribuição ... -
Locational attractiveness modelling of retail in Santa Maria, Brazil
(2018) [Artigo de periódico]A central topic in the retail analysis is store location, which is related to its attractiveness and even with its profitability. In order to determine the force of attraction of a given point of sale, methodologies based ... -
Métodos de previsão : aplicação da metodologia de box e jenkins ao varejo brasileiro – o caso das Lojas Americanas S.A.
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo buscar realizar uma breve análise do desempenho do varejo brasileiro e principalmente uma aplicação da metodologia proposta por Box e Jenkins (1976) ao setor, no período compreendido entre o primeiro trimestre ... -
Plano de marketing : comercial de gás Estevam & Souza Ltda - comercialização varejista de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho trata da elaboração de um plano de marketing para uma empresa revendedora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) denominada Comercial de Gás Estevam e Souza Ltda. (E&S). Inicialmente, com o desenvolvimento ... -
O posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos pela ótica de seus clientes
(2013) [Artigo de periódico]A elevada concorrência em mercados cada vez mais exigentes tem provocado nas empresas uma contínua busca por um melhor posicionamento competitivo. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a analisar o posicionamento ... -
Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
(2006) [Dissertação]Este trabalho analisa o posicionamento estratégico de duas grandes redes pertencentes ao ramo varejista de bens duráveis: Lojas Colombo e Magazine Luiza, no intuito de identificar através de informações coletadas em ... -
Práticas de gestão nas empresas de comércio varejista na região leste da cidade de Porto Alegre (RS)
(2023) [Artigo de periódico]Objetivo: Identificar as práticas contábeis gerenciais utilizadas nas organizações de comércio varejista na Região Leste da cidade de Porto Alegre (RS). De forma complementar, investiga-se o efeito da pandemia do Covid-19 ... -
Problemas de coordenação das redes de cooperação : um estudo de caso da Redefort do município de Rio Grande
(2004) [Dissertação]A análise desenvolvida neste trabalho centra-se no estudo das redes de cooperação de mercados varejistas de gêneros alimentícios, sendo um estudo de caso da Redefort de mercados no município de Rio Grande. A hipótese é que ... -
O processo de concessão de crédito no varejo de eletro-eletrônicos na cidade de Caxias do Sul
(2002) [Dissertação]A gestão do risco de crédito é um tema que vem chamando a atenção dos Administradores, sendo considerado um instrumento gerencial importante no processo competitivo. Este estudo tem como objetivo identificar como as empresas ... -
Proposta de planejamento financeiro para uma microempresa do comércio varejista de vestuário
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho possui o objetivo de propor e aplicar ferramentas de Planejamento Financeiro em uma microempresa do comércio varejista, a Karina Modas. A empresa está localizada no município de Palmitos no interior do ...