O posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos pela ótica de seus clientes
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Data
2013Tipo
Outro título
The competitive positioning of a sports retailer company by customers's perception
Assunto
Resumo
A elevada concorrência em mercados cada vez mais exigentes tem provocado nas empresas uma contínua busca por um melhor posicionamento competitivo. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a analisar o posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos. Para tanto, foram identificados e analisados os atributos competitivos da organização a partir da ótica de seus clientes, com o propósito de avaliar a atuação da empresa, comparativamente à concorrê ...
A elevada concorrência em mercados cada vez mais exigentes tem provocado nas empresas uma contínua busca por um melhor posicionamento competitivo. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a analisar o posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos. Para tanto, foram identificados e analisados os atributos competitivos da organização a partir da ótica de seus clientes, com o propósito de avaliar a atuação da empresa, comparativamente à concorrência; identificar padrões de desempenho a serem buscados e estabelecer indicadores de avaliação. Os resultados indicaram que a empresa apresenta um desempenho geral elevado e os atributos que apresentaram maior desempenho percebido pelos clientes foram “prazo de pagamento” e “atendimento”. No que se refere à análise estatística, os atributos que apresentaram significância foram “preços”, “disponibilidade de produtos” e “atendimento”. Tais variáveis, conforme coeficiente de determinação (R2) encontrado na pesquisa, explicam 85,75% da variação da avaliação geral, o que justifica sua relevância. De posse desses resultados, a empresa poderá desenvolver estratégias para cada atributo, estabelecer indicadores de acompanhamento e, com isso, gerar vantagem competitiva a partir da oferta de maior valor ao seu público-alvo. ...
Abstract
The high competition in increasingly demanding markets has motivating a continuous seek for a better competitive positioning. In this context the present paper analyzes the competitive positioning of a company that acts in retail of sporting goods. The competitive attributes were identified and analyzed from its customers’ perspective with the aim of evaluating the company’s performance comparatively with the competitors, identifying performance standards to be seek and establishing evaluation ...
The high competition in increasingly demanding markets has motivating a continuous seek for a better competitive positioning. In this context the present paper analyzes the competitive positioning of a company that acts in retail of sporting goods. The competitive attributes were identified and analyzed from its customers’ perspective with the aim of evaluating the company’s performance comparatively with the competitors, identifying performance standards to be seek and establishing evaluation indicators. The results indicate that the company presented a high overall performance and the attributes that had the highest performance from customers’ point of view were “term of payment” and “treatment”. With regards to statistical analysis, the attributes which presented significance were “prices”, “products availability” and “treatment”. These variables, according to R2 coefficient found in the research, explain 85,75% of the overall evaluation variation, which justifies its relevance. In possessing these results, the company can develop strategies to each attribute, establish follow-up indicators and create competitive advantage offering more value to its customers. ...
Contido em
Revista gestão industrial [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 9, n. 3 (2013), p. 681-699
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