Análise de estratégias digitais do setor de varejo para geração de valor
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus provocou uma aceleração das mudanças que estavam ocorrendo em diferentes segmentos da indústria, sobretudo em virtude dos novos hábitos de consumo ligados a modelos de negócios digitais. Um desses segmentos é o varejo tradicional, impactado pelo fechamento de lojas físicas – o que iniciou uma discussão acerca da eficiência dos investimentos em digitalização frente a estratégias de redução de custos. Assim, este artigo se propõe a avaliar grandes ...
A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus provocou uma aceleração das mudanças que estavam ocorrendo em diferentes segmentos da indústria, sobretudo em virtude dos novos hábitos de consumo ligados a modelos de negócios digitais. Um desses segmentos é o varejo tradicional, impactado pelo fechamento de lojas físicas – o que iniciou uma discussão acerca da eficiência dos investimentos em digitalização frente a estratégias de redução de custos. Assim, este artigo se propõe a avaliar grandes varejistas listadas em bolsa de valores e comprovar se há melhora na relação receitas/despesas entre as empresas com maior grau de digitalização frente a seus pares. Para tanto, foram analisados sete indicadores ligados à rentabilidade, à operação e à digitalização, onde foi possível observar um desempenho econômico superior entre aquelas com maior maturidade digital e integração com o varejo físico, associada a uma maior estabilidade operacional. Por outro lado, não foram observadas empresas que não optaram pela digitalização em algum período de sua evolução e não foi possível excluir os impactos provocados diretamente pela pandemia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License