Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.contributor.authorCunha, Cláudio Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-25T02:08:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98588pt_BR
dc.description.abstractA presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. A fim de organizar uma análise daquele conjunto de atributos são utilizados alguns constructos teóricos da Psicologia relativos ao desenvolvimento humano, suas relações sociais e respectivas dinâmicas nos grupos, que acontecem em ambientes virtuais. Visando uma aproximação dos temas psicológicos, são apresentadas contribuições a partir das experiências em psicoterapia de grupos desenvolvidas por Irving Yalom para compreender melhor o que ocorre nas situações de ensino-aprendizagem, desenvolvendo as discussões num âmbito interdisciplinar. Foi realizada uma pesquisa com docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, que atuaram em graduação de Educação a Distância a partir de 2010. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e qualitativa, com cunho exploratório, a partir do estudo de casos múltiplos, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Os questionamentos aplicados buscaram a classificação e a identificação dos principais atributos afetivos necessários aos docentes, como organização, comunicabilidade e dedicação, visando sistematizar uma formação afetiva dos professores. Os resultados obtidos mostram que há uma convergência na percepção individual dos participantes da amostra sobre dois grupos de atributos que, por suas classificações similares nas diferentes estratificações consideradas, oferecem a possibilidade do desenvolvimento de estratégias relacionais e instrumentos didáticos na formação e acompanhamento dos docentes naquela modalidade de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to identify which are the main affective attributes needed to teaching degrees who work in distance education universities in the State of Rio Grande do Sul. In order to organize an analysis of those set of attributes, it is used some theoretical constructs of psychology relating to human development, social relationships and their group dynamics, occurring in virtual environments for teaching and learning. Seeking an approximation of the psychological issues, it is presented possible therapeutic contributions originated from psychotherapy group experiences developed by Irving Yalom to make a better understanding of what happens in teaching and learning situations, highlighting the discussion within an interdisciplinary context. It was performed a survey with 67 teachers from public and private institutions, who worked in undergraduate classes of Distance Education from 2010, in person and remotely. The study has a quantitative and qualitative approaches, with an exploratory bias from the multiple case studies using semi-structured interviews. The applied questions sought to apply the classification and identification of the major teacher affective features, as organization, communicability ans dedication, to systematize their affective training. The results show that there is a convergence in the perception of individual participants in the sample about two groups of attributes that, by their similar classifications in the different considered stratifications, offer the possibility of developing relational, didactic training and mentoring strategies for teachers in that modality of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAffective attributesen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUndergraduate distanceen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectPsychology of educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleOs atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBercht, Magdapt_BR
dc.identifier.nrb000920330pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples