Análise dos erros ortográficos de alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Igrejinha/RS

Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos d ...
Introdução: O presente artigo apresenta um estudo sobre os erros de ortografia de alunos do 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Objetivo: O objetivo do estudo é comparar a evolução da frequência de erros na relação série/ano e os tipos dos erros conforme a progressão escolar dos alunos dos 3os, 4os, 5os e 6os anos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Igrejinha/RS Métodos: Foram coletados e analisados dados ortográficos dos alunos através de ditado balanceado. Os dados foram divididos e tabulados segundo três categorias, conversor fonema/grafema, regras contextuais e regras arbitrárias Resultados: A análise dos coletados revelou superação dos erros ortográficos conforme evolução de escolarização, porém com resultados de maior índice de erros na relação série/ano Conclusão: O ensino da ortográfica nas escolas públicas tem sido deficiente, e como agravante o currículo escolar de nove anos tem contribuído para o fracasso escolar de nossos alunos das escolas públicas. ...
Abstract
Introduction: This article presents a study of spelling of students 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Objective : The objective of the study is to compare the evolution of the frequency errors in relation series / year and the types of errors as the progression of pupils of 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Methods : We collected and analyzed data of students through spe ...
Introduction: This article presents a study of spelling of students 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Objective : The objective of the study is to compare the evolution of the frequency errors in relation series / year and the types of errors as the progression of pupils of 3os, 4os, 5os and 6os years of primary education in public schools of the city of Igrejinha / RS Methods : We collected and analyzed data of students through spelling dictation balanced. Data were tabulated and divided in three categories, converter phoneme / grapheme contextual rules and arbitrary rules Results: The analysis of the collected revealed overcoming misspelled as evolution of schooling , but with results higher number of errors in the relative number / year Conclusion : The teaching of spelling in public schools has been poor , and how aggravating the curriculum of nine years has contributed to the academic failure of our public school students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infância.
Coleções
-
Ciências da Saúde (1729)
Este item está licenciado na Creative Commons License
