A internet e a sala de aula : como os alunos da Escola Caetano Gonçalves da Silva usam seu tempo online
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O mundo, as pessoas, as formas de se relacionar, de compreender a vida e de estudar estão mudando sempre, porém, especialmente nos últimos anos isto tem acontecido de forma acelerada, o que causa uma corrida pelo aperfeiçoamento e por acompanhar as novas tendências e compreender as novas tecnologias. Estas mudanças estão ligadas ao modo de estudar dos jovens atuais e compreender esta realidade é importante para educadores, buscamos neste estudo, investigar como estas tecnologias estão presentes ...
O mundo, as pessoas, as formas de se relacionar, de compreender a vida e de estudar estão mudando sempre, porém, especialmente nos últimos anos isto tem acontecido de forma acelerada, o que causa uma corrida pelo aperfeiçoamento e por acompanhar as novas tendências e compreender as novas tecnologias. Estas mudanças estão ligadas ao modo de estudar dos jovens atuais e compreender esta realidade é importante para educadores, buscamos neste estudo, investigar como estas tecnologias estão presentes no cotidiano escolar, como se relacionam com as práticas de estudo de nossos alunos e como estes organizam e o que fazem em seu tempo online. Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Caetano Gonçalves da Silva, jovens com a faixa etária entre onze e dezesseis anos de idade. Buscou-se informações relativas ao tempo de acesso, condições de acesso, horários, sites preferidos, jogos online, redes sociais, e assim traçar um perfil destes jovens, considerados de acordo com a idade, analisando através de gráficos as preferências destes estudantes. Além destas questões, buscou-se saber até que ponto a internet contribui ou interfere nas suas práticas escolares, na realização de seus trabalhos e pesquisas ou não e, também se utilizam a internet para buscar informações culturais, notícias e outros. Percebe-se assim o grande foco destes jovens que é realmente as relações sociais e jogos. ...
Abstract
The world, people, ways to relate, to understand life and study are always changing, however, especially in recent years this has happened very quickly, causing a rush for improvement and follow new trends and understand new technologies. Having clear that these changes are linked to the mode of study for young people today and understand that this reality is important for educators, this study sought to investigate how these technologies are present at school, how they relate to the practices ...
The world, people, ways to relate, to understand life and study are always changing, however, especially in recent years this has happened very quickly, causing a rush for improvement and follow new trends and understand new technologies. Having clear that these changes are linked to the mode of study for young people today and understand that this reality is important for educators, this study sought to investigate how these technologies are present at school, how they relate to the practices of our students study and how they organize and what they do in their time online. This study presents the results of a survey of students in the upper grades of elementary school School Caetano da Silva Gonçalves, youth to age between eleven and sixteen years old. We sought information regarding the access time, access conditions, schedules, favorite websites, online games, social networks, and thus to profile these young people, considered according to age, through graphs analyzing the preferences of these students. Besides these issues, we sought to know how the internet helps or interferes with their schooling practices in the conduct of their work and research or not, and also use the internet to seek cultural information, news and more. It is noticed so big focus of these young people who are really social relations and games. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1950)
Este item está licenciado na Creative Commons License