A construção de narrativas como apoio ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A escola durante muito tempo foi associada como fonte de construção de conhecimento. Ainda que desempenhe esta função importante, hoje as tecnologias, em especial a informática exercem papel considerável como meio de construção de conhecimento. Partindo do atual panorama da educação brasileira onde os educandos demonstram baixo desempenho escolar principalmente na leitura, este estudo surge da necessidade de aliar novas práticas atrativas ao ensino em sala de aula, aproximando-as do cotidiano d ...
A escola durante muito tempo foi associada como fonte de construção de conhecimento. Ainda que desempenhe esta função importante, hoje as tecnologias, em especial a informática exercem papel considerável como meio de construção de conhecimento. Partindo do atual panorama da educação brasileira onde os educandos demonstram baixo desempenho escolar principalmente na leitura, este estudo surge da necessidade de aliar novas práticas atrativas ao ensino em sala de aula, aproximando-as do cotidiano dos educandos. Este momento da sociedade é marcado por transformações relacionadas aos avanços tecnológicos. Nosso aluno convive com as tecnologias em seu cotidiano e a escola para adequar-se deve acompanhar estes avanços e fazer uso deles estimulando o aluno em seus processos de ensino-aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de investigar como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. A busca por ferramentas que interligassem o processo de letramento e o uso das tecnologias levou a pesquisadora ao site Storybird, um site para a construção de narrativas em ambiente digital. A realização de narrativas no ambiente digital torna-se atrativa e prazerosa auxiliando os educandos na construção de conhecimentos. Através da interação com as histórias os alunos passam a refletir sobre questões relacionadas à linguagem ampliando seu processo de letramento. As narrativas sempre fizeram parte da história da humanidade, com o desenvolvimento das tecnologias surgiram às narrativas em ambiente digital, que também conservam a característica de estabelecerem interação entre usuários e história. Para a presente pesquisa buscou-se aporte teórico em Emília Ferreira e Ana Teberosky (1991) Jean Piaget (1973), Soares (1998) entre outros. Este trabalho procurou oportunizar o contato dos alunos com o ambiente de construção de narrativas digitais. A estratégia utilizada foi proporcionar uma maior frequência ao laboratório de informática e oferecer uma ferramenta de construção de narrativas, a ferramenta Storybird. Promovendo assim o desenvolvimento de narrativas e o confronto com as particularidades da linguagem, assim como ação e reflexão frente à escrita auxiliando-os em seus processos de letramento. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre, em uma turma de segundo ano, com a participação de vinte e sete alunos, em processo de alfabetização e letramento. A investigação aconteceu através de estudo de caso, abordagem qualitativa, buscando e registrando dados, por meio de observação participante em uma atividade de construção de narrativas no ambiente digital utilizando a ferramenta Storybird. A partir do levantamento de dados foi possível perceber como esta prática é facilitadora no processo de letramento, sendo esse o exercício ativo da escrita e leitura para interagir, informar, interpretar e produzir diferentes tipos de textos inserindo-se nas práticas sociais da escrita. Durante a realização do estudo os educandos demonstraram grande interesse pela atividade e crescimento em relação ao letramento. Além de expressarem prazer e envolvimento na atividade, uma série de outras aprendizagens implícitas se apresentou ao longo do estudo, entre elas: colaboração, participação, elevação da autoestima e respeito pela opinião do outro. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License