Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilizaçã ...
Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilização deste recurso tecnológico. Foi comprovado que a Mesa Educacional é um ferramenta de aprendizagem que possibilita a construção do conhecimento nos anos iniciais. Assim através de suas atividades o aluno aprende e reforça o que aprendeu. Deve ser melhorada quanto ao seu tamanho, pois não acomoda de maneira confortável seis crianças, mas cumpre seu objetivo, que é de proporcionar troca e construção coletiva de conhecimentos. ...
Abstract
This study aims to investigate the use of the Educational Desk as a Learning Tool in the Early Years. The research was performed in a public school in the São Leopoldo city, through interviews with teachers of the early years classes and observations conducted with students in order to know the desks as well as the problems faced by educators in their use. From the research was also drawn up an action plan to assist the School in the utilization of this technological resource. It has been prove ...
This study aims to investigate the use of the Educational Desk as a Learning Tool in the Early Years. The research was performed in a public school in the São Leopoldo city, through interviews with teachers of the early years classes and observations conducted with students in order to know the desks as well as the problems faced by educators in their use. From the research was also drawn up an action plan to assist the School in the utilization of this technological resource. It has been proven that the Educational Desk is a learning tool that enables the construction of knowledge in the early years. So through their activities the student learns and reinforces what you learned. Should be improved in terms of size, because there comfortably accommodates six children, but it fulfills its purpose, which is to provide exchange and collective construction of knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License