O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo teve como objetivo acompanhar e observar de que forma um software educacional pode servir como ferramenta de apoio na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down (SD). Este estudo partiu de uma concepção sócio-histórica, à luz da teoria vygotskiana, justificando assim, a importância das interações sociais para o desenvolvimento das estruturas mais complexas do pensamento, envolvendo os sujeitos com necessidades educativas especiais. A tecnologia empregada, através de um soft ...
O presente estudo teve como objetivo acompanhar e observar de que forma um software educacional pode servir como ferramenta de apoio na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down (SD). Este estudo partiu de uma concepção sócio-histórica, à luz da teoria vygotskiana, justificando assim, a importância das interações sociais para o desenvolvimento das estruturas mais complexas do pensamento, envolvendo os sujeitos com necessidades educativas especiais. A tecnologia empregada, através de um software livre, nesse estudo foi um elemento imprescindível para viabilizar o processo de desenvolvimento psicológico criando elos de aprendizagens estimulando a curiosidade, provocando o desejo e a busca por respostas, partindo dos conhecimentos prévios do estudante e possibilitando a ampliação de suas concepções afetivas e cognitivas. A análise através da pesquisa qualitativa centrou-se num estudo de caso onde o sujeito estudado é aluno do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Alvorada/RS. A metodologia utilizada para este estudo de caso utilizou como ferramenta tecnológica principal o software educacional Gcompris. O processo analítico das possibilidades discorreu das observações e intervenções ocorridas durante sete sessões de estudos no espaço educacional onde o aluno com necessidade educativa especial, neste caso, com Síndrome de Down (SD) está inserido. As contribuições desta pesquisa apontam para a necessidade do sujeito com SD utilizar recursos tecnológicos no âmbito escolar que favoreçam o processo de inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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