Cinema : a arte interdisciplinar
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica com o objetivo de estudar o cinema, como recurso educacional e também como instrumento para os alunos realizarem sua criatividade numa visão interdisciplinar. O cinema tem sido utilizado como recreação, mas pode servir também para que os alunos façam seu filme, criando uma história que complemente os estudos realizados em cada série, passando de estudantes passivos, para pesquisadores ativos. Isto leva a educação a um novo paradigma que, confo ...
Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica com o objetivo de estudar o cinema, como recurso educacional e também como instrumento para os alunos realizarem sua criatividade numa visão interdisciplinar. O cinema tem sido utilizado como recreação, mas pode servir também para que os alunos façam seu filme, criando uma história que complemente os estudos realizados em cada série, passando de estudantes passivos, para pesquisadores ativos. Isto leva a educação a um novo paradigma que, conforme bibliografia estudada, torna o aluno protagonista de sua educação. Constatou-se, através desta pesquisa, que o cinema é utilizado em sala de aula, mas na maioria das vezes sem planejamento, como uma amenidade para tornar as aulas menos cansativas e menos monótonas, mas sem o planejamento que se deveria ter para enriquecer os conteúdos, chegando-se a uma educação verdadeiramente interdisciplinar. ...
Abstract
A bibliographic study was conducted with the aim of studying the cinema, as an educational resource and also as a tool for students to realize their creativity in an interdisciplinary view. The film has been used as recreation, but can also serve to students to make their movie, creating a story that complements the studies in each grade, moving the students from passive to active researchers. This leads to a new educational paradigm, accord to studied bibliography, the student becomes protagon ...
A bibliographic study was conducted with the aim of studying the cinema, as an educational resource and also as a tool for students to realize their creativity in an interdisciplinary view. The film has been used as recreation, but can also serve to students to make their movie, creating a story that complements the studies in each grade, moving the students from passive to active researchers. This leads to a new educational paradigm, accord to studied bibliography, the student becomes protagonist of his education. It was found through this research that the film is used in the classroom, but most of the time without planning, as an amenity to make lessons less tiring and less monotonous, but without planning; it should to enrich contents, reaching up to a truly interdisciplinary education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License