Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática
dc.contributor.advisor | Maria, Sandra Andrea Assumpção | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Clara Celina Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T02:03:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95919 | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando as taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos nas escolas públicas, registradas em 20101, a situação é preocupante. É fundamental buscarmos práticas inovadoras para reverter esta realidade, melhorar a aprendizagem e possibilitar o sucesso e a permanência dos alunos na escola. Este trabalho apresenta uma alternativa que visa contribuir para a diminuição do fracasso escolar relacionado com o saber matemático: o uso de software educacional, como recurso pedagógico, que possibilite o entendimento das operações, regras de sinais e a contextualização no estudo dos números positivos e negativos. Deste modo analisamos alguns softwares educacionais e escolhemos o software educacional TIC TAC GO2. A presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: O uso Software Educacional TIC TAC GO pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos números positivos e negativos na disciplina de matemática dos alunos de EJA? A partir daí foi desenvolvida uma atividade pedagógica desde 2010, pela equipe gestora, em uma escola pública localizada na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Durante as atividades percebeu-se que o uso do software educacional auxiliou os alunos a entenderem conceitos matemáticos fundamentais referentes aos números positivos e negativos. Observamos motivação e interesse destes alunos em concretizarem a proposta, e facilidade para entenderem a dinâmica do software. A dificuldade apresentada foi nas regras de sinais, no entanto, diante deste problema, intercedemos para que os alunos tivessem o entendimento correto, através da reflexão e contextualização. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering adoption rates, repetition and dropout of students in public schools, registered in 20101, the situation is worrisome. It is essential to seek innovative practices to reverse this reality, enhance learning and enable the success and retention of students in school. This work presents an alternative that aims to contribute to the reduction of school failure related to mathematical knowledge: the use of educational software, as a pedagogical resource, which enables the understanding of the operations, rules of signs and contextualization in the study of positive and negative numbers. Thus we analyze some educational software and educational software chose TIC TAC GO2. This research seeks to answer the following question: Using Educational Software TIC TAC GO can help to improve the learning of positive and negative numbers in the discipline of mathematics students EJA? From there we developed a pedagogical activity since 2010, the management team, in a public school located in the Central Region of the State of Rio Grande do Sul, with students of the Youth and Adult Basic Education. During activities was realized that the use of educational software helped students understand fundamental mathematical concepts related to positive and negative numbers. We observed students' motivation and interest in the proposal materialize, and easy to understand the dynamics of the software. The difficulty was presented in the rules of signs, however intercede before this problem so that students have the right understanding through reflection and contextualization. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational software | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Math | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Software educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000912291 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1950)