Show simple item record

dc.contributor.advisorMaria, Sandra Andrea Assumpçãopt_BR
dc.contributor.authorDias, Clara Celina Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:42Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95919pt_BR
dc.description.abstractConsiderando as taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos nas escolas públicas, registradas em 20101, a situação é preocupante. É fundamental buscarmos práticas inovadoras para reverter esta realidade, melhorar a aprendizagem e possibilitar o sucesso e a permanência dos alunos na escola. Este trabalho apresenta uma alternativa que visa contribuir para a diminuição do fracasso escolar relacionado com o saber matemático: o uso de software educacional, como recurso pedagógico, que possibilite o entendimento das operações, regras de sinais e a contextualização no estudo dos números positivos e negativos. Deste modo analisamos alguns softwares educacionais e escolhemos o software educacional TIC TAC GO2. A presente pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: O uso Software Educacional TIC TAC GO pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos números positivos e negativos na disciplina de matemática dos alunos de EJA? A partir daí foi desenvolvida uma atividade pedagógica desde 2010, pela equipe gestora, em uma escola pública localizada na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Durante as atividades percebeu-se que o uso do software educacional auxiliou os alunos a entenderem conceitos matemáticos fundamentais referentes aos números positivos e negativos. Observamos motivação e interesse destes alunos em concretizarem a proposta, e facilidade para entenderem a dinâmica do software. A dificuldade apresentada foi nas regras de sinais, no entanto, diante deste problema, intercedemos para que os alunos tivessem o entendimento correto, através da reflexão e contextualização.pt_BR
dc.description.abstractConsidering adoption rates, repetition and dropout of students in public schools, registered in 20101, the situation is worrisome. It is essential to seek innovative practices to reverse this reality, enhance learning and enable the success and retention of students in school. This work presents an alternative that aims to contribute to the reduction of school failure related to mathematical knowledge: the use of educational software, as a pedagogical resource, which enables the understanding of the operations, rules of signs and contextualization in the study of positive and negative numbers. Thus we analyze some educational software and educational software chose TIC TAC GO2. This research seeks to answer the following question: Using Educational Software TIC TAC GO can help to improve the learning of positive and negative numbers in the discipline of mathematics students EJA? From there we developed a pedagogical activity since 2010, the management team, in a public school located in the Central Region of the State of Rio Grande do Sul, with students of the Youth and Adult Basic Education. During activities was realized that the use of educational software helped students understand fundamental mathematical concepts related to positive and negative numbers. We observed students' motivation and interest in the proposal materialize, and easy to understand the dynamics of the software. The difficulty was presented in the rules of signs, however intercede before this problem so that students have the right understanding through reflection and contextualization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational softwareen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleSoftware educacional : recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem na disciplina de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912291pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record