Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos ...
Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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