Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Iara Maria Konrad dept_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:24Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95867pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleUm novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914369pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples