O uso do computador na educação infantil: brincar concreto versus brincar virtual
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Vivemos na era do avanço tecnológico e por isso nossa sociedade se tornou diferente, as famílias, as crianças e os alunos mudaram e a escola também precisa mudar. Com tantas mudanças as crianças também mudaram na sua forma de brincar, os brinquedos e as brincadeiras de hoje são outras. Dos brinquedos reais e concretos para o virtual na tela do computador através da simulação e do brincar em grupo para o brincar solitário. O presente trabalho objetiva entender o valor pedagógico desse novo brinc ...
Vivemos na era do avanço tecnológico e por isso nossa sociedade se tornou diferente, as famílias, as crianças e os alunos mudaram e a escola também precisa mudar. Com tantas mudanças as crianças também mudaram na sua forma de brincar, os brinquedos e as brincadeiras de hoje são outras. Dos brinquedos reais e concretos para o virtual na tela do computador através da simulação e do brincar em grupo para o brincar solitário. O presente trabalho objetiva entender o valor pedagógico desse novo brincar ( brincar virtual) na educação infantil . Além dessa questão, procura também verificar a opinião dos pais e professores da escola da educação infantil do Município de Esteio sobre a utilização do brincar virtual para as crianças pequenas. Este trabalho foi desenvolvido dentro dos referenciais metodológicos de uma pesquisa que, quanto aos seus objetivos adotou-se os pressupostos do tipo exploratório e explicativo. Quanto ao procedimento adotou-se os pressupostos da pesquisa bibliográfica, que através de consultas em fontes impressas e eletrônicas objetivaram encontrar as respostas para o problema formulado. A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa exploratória juntamente com o estudo de caso para melhor embasá-la. A pesquisa ocorreu em uma escola do município de Esteio com os professores e pais dos alunos. A coleta de dados foi através de questionários para ambas as partes. Ao analisar os dados constatamos que os envolvidos na pesquisa demonstraram saber da importância desse novo brincar para a aprendizagem das crianças. Apesar de demonstrarem conhecimento sobre o brincar virtual, as educadoras continuam não se sentindo a vontade para executá-lo como realmente deveria. ...
Abstract
We live in the age of technological advancement and why our society has become different, families, children and students have changed and the school also needs to change. With so many changes in children have also changed their way of playing, the toys and the games of today are different. Toys real and concrete for the virtual computer screen through the simulation and the play group to play solitaire. This paper aims to understand the pedagogical value of this new play (playing himself) in e ...
We live in the age of technological advancement and why our society has become different, families, children and students have changed and the school also needs to change. With so many changes in children have also changed their way of playing, the toys and the games of today are different. Toys real and concrete for the virtual computer screen through the simulation and the play group to play solitaire. This paper aims to understand the pedagogical value of this new play (playing himself) in early childhood education. Besides this issue, also seeks to ascertain the views of parents and teachers of early childhood education school in the city of Esteio on the use of virtual play for young children. This study was conducted within the methodological framework of a research as to their goals we adopted the assumptions of exploratory and explanatory. As for the procedure we adopted the assumptions of the literature, which through consultations in print and electronic sources aimed to find answers to the problem formulated. The research was based on the assumptions of exploratory research with a case study to better underlies it. The research took place in a school in the municipality of Esteio with teachers and parents of students. Data collection was through questionnaires for both parties. When analyzing the data we found that those involved in the research demonstrated knowledge of the importance of this new play for children's learning. Although demonstrate knowledge about play virtual educators still do not feel free to run it as it really should. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1950)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)