Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGeller, Marlisept_BR
dc.contributor.authorMangan, Fernanda Zachariaspt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:20Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95863pt_BR
dc.description.abstractVivemos na era do avanço tecnológico e por isso nossa sociedade se tornou diferente, as famílias, as crianças e os alunos mudaram e a escola também precisa mudar. Com tantas mudanças as crianças também mudaram na sua forma de brincar, os brinquedos e as brincadeiras de hoje são outras. Dos brinquedos reais e concretos para o virtual na tela do computador através da simulação e do brincar em grupo para o brincar solitário. O presente trabalho objetiva entender o valor pedagógico desse novo brincar ( brincar virtual) na educação infantil . Além dessa questão, procura também verificar a opinião dos pais e professores da escola da educação infantil do Município de Esteio sobre a utilização do brincar virtual para as crianças pequenas. Este trabalho foi desenvolvido dentro dos referenciais metodológicos de uma pesquisa que, quanto aos seus objetivos adotou-se os pressupostos do tipo exploratório e explicativo. Quanto ao procedimento adotou-se os pressupostos da pesquisa bibliográfica, que através de consultas em fontes impressas e eletrônicas objetivaram encontrar as respostas para o problema formulado. A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa exploratória juntamente com o estudo de caso para melhor embasá-la. A pesquisa ocorreu em uma escola do município de Esteio com os professores e pais dos alunos. A coleta de dados foi através de questionários para ambas as partes. Ao analisar os dados constatamos que os envolvidos na pesquisa demonstraram saber da importância desse novo brincar para a aprendizagem das crianças. Apesar de demonstrarem conhecimento sobre o brincar virtual, as educadoras continuam não se sentindo a vontade para executá-lo como realmente deveria.pt_BR
dc.description.abstractWe live in the age of technological advancement and why our society has become different, families, children and students have changed and the school also needs to change. With so many changes in children have also changed their way of playing, the toys and the games of today are different. Toys real and concrete for the virtual computer screen through the simulation and the play group to play solitaire. This paper aims to understand the pedagogical value of this new play (playing himself) in early childhood education. Besides this issue, also seeks to ascertain the views of parents and teachers of early childhood education school in the city of Esteio on the use of virtual play for young children. This study was conducted within the methodological framework of a research as to their goals we adopted the assumptions of exploratory and explanatory. As for the procedure we adopted the assumptions of the literature, which through consultations in print and electronic sources aimed to find answers to the problem formulated. The research was based on the assumptions of exploratory research with a case study to better underlies it. The research took place in a school in the municipality of Esteio with teachers and parents of students. Data collection was through questionnaires for both parties. When analyzing the data we found that those involved in the research demonstrated knowledge of the importance of this new play for children's learning. Although demonstrate knowledge about play virtual educators still do not feel free to run it as it really should.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputer useen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectPlayen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectPlay virtual and actual playen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleO uso do computador na educação infantil: brincar concreto versus brincar virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913946pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localSapucaia do Sul, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples