Os anos finais do ensino fundamental e as tecnologias da informação : uma reflexão sobre a prática docente
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Com esta pesquisa foi possível verificar como as disciplinas escolares da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves se configuram em ambientes informatizados. Foi possível também refletir sobre a prática educativa com o uso das tecnologias e compreender como esta sendo utilizada na escola. Esse estudo teve como sujeitos de pesquisa 19 professores que atuam em turmas dos anos finais do ensino fundamental da escola e que desenvolvem atividades educativas no Laboratório de Informática. F ...
Com esta pesquisa foi possível verificar como as disciplinas escolares da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves se configuram em ambientes informatizados. Foi possível também refletir sobre a prática educativa com o uso das tecnologias e compreender como esta sendo utilizada na escola. Esse estudo teve como sujeitos de pesquisa 19 professores que atuam em turmas dos anos finais do ensino fundamental da escola e que desenvolvem atividades educativas no Laboratório de Informática. Foi realizada uma investigação qualitativa e também foram utilizados dados em uma perspectiva quantitativa, pois a partir destes dados houve um aprofundamento na pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada com questionários, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas e observações. O questionário verificou a preparação dos professores para o uso da informática com seus alunos, os indícios da integração do laboratório de informática da escola com seus planejamentos pedagógicos verificando os tipos de atividades desenvolvidas no espaço informatizado e a opinião dos professores sobre o uso das tecnologias em diferentes concepções. Partindo dos questionários foram selecionados três professores para o estudo de caso. No estudo de caso verificou-se elementos relacionados ao currículo escolar, uma reflexão sobre a prática com os recursos informáticos e algumas dificuldades que necessitam ser superadas para que o trabalho com as tecnologias informáticas possam ser aperfeiçoados. Os resultados dessa investigação poderão servir para que a prática dos professores seja repensada, para que transformações pedagógicas sejam realizadas no ensino. ...
Abstract
Through this research it was possible to see how school subjects at Castro Alves Municipal Elementary School are configured in computerized environments. It was also possible to reflect on the educational practice with the use of technology and to understand how it is being used in the school. This study had 19 teachers who work with groups of the primary school final years and develop educational activities in the Computer Laboratory as subject of research. We conducted a qualitative research ...
Through this research it was possible to see how school subjects at Castro Alves Municipal Elementary School are configured in computerized environments. It was also possible to reflect on the educational practice with the use of technology and to understand how it is being used in the school. This study had 19 teachers who work with groups of the primary school final years and develop educational activities in the Computer Laboratory as subject of research. We conducted a qualitative research and data were also used in a quantitative perspective, because from these data there was a deepening in qualitative research. Data collection was conducted with questionnaires, literature, field research, interviews and observations. The questionnaire verified the teachers’ preparation to use computers with their students, evidence of the school computer lab integration with their pedagogical planning, checking the types of activities developed in the computerized space and the teachers’ opinions about the use of technology in different conceptions. Based on the questionnaires three teachers were selected for the case study. In this case study elements related to the school curriculum, a reflection on the practice with computer resources and some difficulties that need to be overcome so that the work with the computer technology can be improved were verified. The result of this research may be useful for teachers to rethink their practice so that pedagogical changes are made in education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License