Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaria, Sandra Andrea Assumpçãopt_BR
dc.contributor.authorRico, Elda Tonin Motapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:01Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95846pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a utilização de recursos digitais no ensino e aprendizagem na disciplina de matemática. O objeto de estudo é a utilização do Software Graphmatica no estudo da Geometria Analítica na 3ª série do Ensino Médio e sua possível contribuição na construção de conhecimentos. O Software Graphmatica possibilita a construção de gráficos e a relação entre expressões algébricas e sua representação geométrica. Para verificar se houve contribuições na aprendizagem foi utilizada uma sequência de atividades envolvendo conceitos já estudados em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ijuí, na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Também foi aplicado um questionário aos alunos após a utilização do Software Graphmatica. Os alunos apresentaram algumas dificuldades com alguns botões de comando do software utilizado, porém conseguiram relacionar a representação algébrica e geométrica que é essencial no estudo da Geometria Analítica. Os resultados obtidos com a utilização desta proposta mostraram que o software, além de tornar as aulas mais dinâmicas, traz contribuições na construção de conceitos relacionados ao estudo da Geometria Analítica.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the use of digital resources in teaching and learning in the discipline of mathematics. The object of study is the use of the Software Graphmatica in the study of analytic geometry in the 3rd grade of high school and its possible contribution to the knowledge. The Graphmatica Software enables the construction of graphs and the relationship between algebraic expressions and their geometric representation. To verify if there contributions to the learning we used a sequence of activities involving concepts already studied in a class of 3rd grade of high school in a public school in the city of Ijuí in the northwest of the state of Rio Grande do Sul was also applied a questionnaire to students after using the Software Graphmatica. The students had some difficulties with some command buttons on the software used, but were able to relate the algebraic and geometric representation that is essential in the study of analytic geometry. The results obtained from the use of this proposal showed that the software and make lessons more dynamic and includes contributions from the construction of concepts related to the study of analytic geometry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectGraphmaticaen
dc.subjectMaterial didático digitalpt_BR
dc.subjectAnalytic geometryen
dc.subjectMathematicsen
dc.titleTecnologias digitais na sala de aula : o uso do software Graphmatica como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples