Redes sociais : o uso do facebook em favor da aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Diante da invasão tecnológica e das diferentes formas de acesso as fontes de informações que e após as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), serem inseridas no processo de ensino aprendizagem, estas imersas na “sociedade da informação” CASTELLS, 2000), o objetivo principal deste estudo é apresentar alternativas para o uso das redes sociais dentro do ambiente escolar. O foco deste trabalho foi à rede Facebook, buscando, proporcionar aos alunos alternativas e novos recursos para a cons ...
Diante da invasão tecnológica e das diferentes formas de acesso as fontes de informações que e após as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), serem inseridas no processo de ensino aprendizagem, estas imersas na “sociedade da informação” CASTELLS, 2000), o objetivo principal deste estudo é apresentar alternativas para o uso das redes sociais dentro do ambiente escolar. O foco deste trabalho foi à rede Facebook, buscando, proporcionar aos alunos alternativas e novos recursos para a construção do conhecimento visando despertá-los para um pensamento crítico e analítico. Dentro desse contexto, as redes sociais, estão presentes, cada dia mais emergentes entre os jovens, a investigação busca utilizar tal rede em favor da educação, inserindo-a no ambiente escolar com objetivo de oferecer suporte, seja de forma direta ou como recurso no processo de ensino aprendizagem. Como ponto de partida, observou-se uso das redes sociais que contribuíram para o processo de ensino aprendizagem. Na proposta metodologia de caráter qualiquantitativo, foi realizada a criação de um grupo junto à rede Facebook, atividade feita pelo pesquisador, para o trabalho com o grupo de alunos da rede Municipal de Ensino da Cidade de Tapes com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em parceria com as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia. Juntamente com as professoras regentes das disciplinas, foi pensando um grupo como espaço para disponibilizar conteúdos complementares para os temas abordados em sala de aula, de maneira a oferecer momentos previamente agendados para tirar as dúvidas referentes ao assunto. Inicialmente, pode-se observar a interação e inserção dos alunos e professores junto a grupo, porém o inusitado traz a esse trabalho, um desfecho instigante e revelador. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License