Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ketia Kellen Araújo dapt_BR
dc.contributor.authorBona, Margarete Fetter dept_BR
dc.date.accessioned2014-05-30T02:06:11Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95768pt_BR
dc.description.abstractDiante da invasão tecnológica e das diferentes formas de acesso as fontes de informações que e após as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), serem inseridas no processo de ensino aprendizagem, estas imersas na “sociedade da informação” CASTELLS, 2000), o objetivo principal deste estudo é apresentar alternativas para o uso das redes sociais dentro do ambiente escolar. O foco deste trabalho foi à rede Facebook, buscando, proporcionar aos alunos alternativas e novos recursos para a construção do conhecimento visando despertá-los para um pensamento crítico e analítico. Dentro desse contexto, as redes sociais, estão presentes, cada dia mais emergentes entre os jovens, a investigação busca utilizar tal rede em favor da educação, inserindo-a no ambiente escolar com objetivo de oferecer suporte, seja de forma direta ou como recurso no processo de ensino aprendizagem. Como ponto de partida, observou-se uso das redes sociais que contribuíram para o processo de ensino aprendizagem. Na proposta metodologia de caráter qualiquantitativo, foi realizada a criação de um grupo junto à rede Facebook, atividade feita pelo pesquisador, para o trabalho com o grupo de alunos da rede Municipal de Ensino da Cidade de Tapes com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em parceria com as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia. Juntamente com as professoras regentes das disciplinas, foi pensando um grupo como espaço para disponibilizar conteúdos complementares para os temas abordados em sala de aula, de maneira a oferecer momentos previamente agendados para tirar as dúvidas referentes ao assunto. Inicialmente, pode-se observar a interação e inserção dos alunos e professores junto a grupo, porém o inusitado traz a esse trabalho, um desfecho instigante e revelador.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleRedes sociais : o uso do facebook em favor da aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917036pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples