Redes sociais : o uso do facebook em favor da aprendizagem
dc.contributor.advisor | Silva, Ketia Kellen Araújo da | pt_BR |
dc.contributor.author | Bona, Margarete Fetter de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-30T02:06:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95768 | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da invasão tecnológica e das diferentes formas de acesso as fontes de informações que e após as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), serem inseridas no processo de ensino aprendizagem, estas imersas na “sociedade da informação” CASTELLS, 2000), o objetivo principal deste estudo é apresentar alternativas para o uso das redes sociais dentro do ambiente escolar. O foco deste trabalho foi à rede Facebook, buscando, proporcionar aos alunos alternativas e novos recursos para a construção do conhecimento visando despertá-los para um pensamento crítico e analítico. Dentro desse contexto, as redes sociais, estão presentes, cada dia mais emergentes entre os jovens, a investigação busca utilizar tal rede em favor da educação, inserindo-a no ambiente escolar com objetivo de oferecer suporte, seja de forma direta ou como recurso no processo de ensino aprendizagem. Como ponto de partida, observou-se uso das redes sociais que contribuíram para o processo de ensino aprendizagem. Na proposta metodologia de caráter qualiquantitativo, foi realizada a criação de um grupo junto à rede Facebook, atividade feita pelo pesquisador, para o trabalho com o grupo de alunos da rede Municipal de Ensino da Cidade de Tapes com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em parceria com as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia. Juntamente com as professoras regentes das disciplinas, foi pensando um grupo como espaço para disponibilizar conteúdos complementares para os temas abordados em sala de aula, de maneira a oferecer momentos previamente agendados para tirar as dúvidas referentes ao assunto. Inicialmente, pode-se observar a interação e inserção dos alunos e professores junto a grupo, porém o inusitado traz a esse trabalho, um desfecho instigante e revelador. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | Redes sociais : o uso do facebook em favor da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000917036 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)