Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
View/ Open
Date
2012Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Contribuições da ferramenta Sobek às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis: um estudo de caso é um trabalho de cunho qualitativo, que visa identificar em que medida as representações gráficas oferecidas por uma ferramenta de mineração de texto podem contribuir nas práticas docentes de acompanhamento e avaliação das produções textuais dos estudantes. Neste trabalho se discute as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a aquisição da ...
Contribuições da ferramenta Sobek às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis: um estudo de caso é um trabalho de cunho qualitativo, que visa identificar em que medida as representações gráficas oferecidas por uma ferramenta de mineração de texto podem contribuir nas práticas docentes de acompanhamento e avaliação das produções textuais dos estudantes. Neste trabalho se discute as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a aquisição da linguagem escrita é vista e tida como um processo de construção social e histórico. Fala-se sobre a temática da produção textual, bem como se tenta situar o leitor em relação ao contexto da pesquisa quanto à escolha do software, ao locus de aplicação do experimento e aos sujeitos envolvidos. Mostra-se o papel do professor dentro deste processo à luz do sóciointeracionismo, de Vygotsky. E por fim, apresenta-se o resultado da pesquisa, que foi satisfatório em relação à aplicabilidade do Sobek. ...
Abstract
Contributions of the tool Sobek to teaching practices for monitoring and evaluation of student textual productions: a case study is qualitative work, which aims to identify the extent to which graphical representations offered by a text mining tool can contribute in the teaching practices of monitoring and evaluation of students' textual productions. This paper discusses the implications of a learning process, where the written language acquisition is seen and regarded as a process of social an ...
Contributions of the tool Sobek to teaching practices for monitoring and evaluation of student textual productions: a case study is qualitative work, which aims to identify the extent to which graphical representations offered by a text mining tool can contribute in the teaching practices of monitoring and evaluation of students' textual productions. This paper discusses the implications of a learning process, where the written language acquisition is seen and regarded as a process of social and historical construction. There is talk about the theme of textual production, as well as attempts to situate the reader in relation to the context of research as the choice of software, the locus of the experiment application and the subjects involved. It shows the teacher's role in this process in the light of socio-interactionism, Vygotsky. Finally, presents the results of the research, which was satisfactory regarding the applicability of Sobek. ...
Resumen
Aportaciones de la herramienta Sobek ás prácticas docentes de acompañamiento y evaluación de las producciones textuales estudantiles: un estudio de caso es un trabajo de cuño cualitativo, que visa identificar en que medida las representaciones gráficas ofrecidas por una herramienta de minería de texto pueden contribuir en las prácticas docentes de acompañamiento y evaluación de las producciones textuales de los estudiantes. En este artículo se discute las implicaciones decurrentes de un proceso ...
Aportaciones de la herramienta Sobek ás prácticas docentes de acompañamiento y evaluación de las producciones textuales estudantiles: un estudio de caso es un trabajo de cuño cualitativo, que visa identificar en que medida las representaciones gráficas ofrecidas por una herramienta de minería de texto pueden contribuir en las prácticas docentes de acompañamiento y evaluación de las producciones textuales de los estudiantes. En este artículo se discute las implicaciones decurrentes de un proceso de aprendizaje, dónde la adquisición del lenguaje escrito es visto y tenido como un proceso de construcción social e histórico. Se habla sobre la temática de producción textual, así como se intenta situar el lector en relación al contexto de la pesquisa cuanto à elección del software, al locus de la aplicación del experimento y a los sujetos envueltos.Se muestra el papel del profesor dentro de este proceso a la luz del socio-interaccionismo, de Vygotsky. Por fin, se presenta el resultado de la pesquisa, que fué satisfactorio en relación à aplicabilidade del Sobek. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License