A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Nesta monografia, é proposta a aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Caxias do Sul/RS. O projeto foi uma parceria entre o Laboratório de Informática Educativa (LIE) e o professor de matemática do 9º ano da escola. Com ele, avaliou-se a viabilidade de introdução de conceitos matemáticos através de atividades dese ...
Nesta monografia, é proposta a aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Caxias do Sul/RS. O projeto foi uma parceria entre o Laboratório de Informática Educativa (LIE) e o professor de matemática do 9º ano da escola. Com ele, avaliou-se a viabilidade de introdução de conceitos matemáticos através de atividades desenvolvidas no LIE, utilizando uma WebQuest para orientar e acompanhar, em 2012, o estudo de um grupo de dezoito alunos do 9º ano. Procurou-se propiciar a esses estudantes uma vivência de aprendizagem diferenciada, utilizando recursos tecnológicos para iniciarem um novo tópico de estudo de matemática, neste caso, de gráficos de funções do 1º grau. Nessa perspectiva, esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno do uso das TIC na introdução de conceitos matemáticos, e não apenas para noções de sua fixação. O planejamento coletivo garantiu que cada participante pudesse contribuir de maneira efetiva nas intervenções junto aos alunos, para que eles atingissem os objetivos propostos, construindo, cada um, a seu tempo, o conhecimento sobre funções do 1º grau. Os alunos conseguiram pesquisar na internet, acessando, selecionando e analisando criticamente as informações disponíveis. A compreensão, o aprofundamento e a ampliação de conceitos esteve diretamente relacionada ao nível de compreensão de cada aluno. Em linhas gerais, o professor de matemática considerou que a maioria desses estudantes mostrou-se um agente no processo de aprendizagem, pesquisador, participativo e cooperativo, desenvolvendo criatividade e autonomia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License